Resolvendo o problema da humilhação
Artigo: Resolvendo o problema da humilhação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticiamayaras • 1/9/2014 • Artigo • 450 Palavras (2 Páginas) • 317 Visualizações
A proposta deste relatório é abordar o tema da humilhação, que é definido como um rebaixamento moral. Trata-se da intenção de tornar inferior e de diminuir as pessoas ao seu redor.
Há muitas maneiras de uma pessoa se sentir humilhada. A mais comum é aquela em que alguém nos menospreza diretamente, nos reduz, nos coloca no ''nosso devido lugar'' - que lugar é este que não permite movimento, travessia?. Geralmente são opressões hierárquicas: patrão-empregado; professor-aluno; adulto-criança. Respeitamos a hierarquia, mas não engolimos a soberba alheia, e este tipo de humilhação só não causa maior estrago porque sabemos que ele é fruto da arrogância, e os arrogantes nada mais são do que pessoas com complexo de inferioridade. Humilham para não se sentirem humilhados.
E não é apenas na área profissional que ocorre o caso de se sentir melhor ou superior. Quantas vezes passamos diante de moradores de rua e nem olhamos e nem fazemos caso? Ao fazermos isso, estamos fazendo inconcientemente ou não, que o morador de rua se sinta menor e mais desprezivel do que qualquer outra pessoa no mesmo ambiente que ele.
Outras pessoas que também sofrem com o descaso e convivem 24 hrs com a humilhação, são os garis, pois muita gente os ignoram e o tratam com indiferênça por acreditarem que seu trabalho é mais digno e mais descente do que o trabalho daquele que recolhe as sujeiras que produzimos.Algumas pessoas chegam a chama-los se SUJOS, mas se esquecem, que é nossa sujeira, e nosso lixo que eles recolhem.
A humilhação é uma passagem de ida e volta, essa é a lei. O desdém tem dia e hora para retornar com toda força do universo. Tudo o que proferimos ao outro na intenção de mostrar superioridade,cairá por terra mais tarde. A vida devolve esse acúmulo de forma brutal e impiedosa. A vergonha que causamos tenderá numa multiplicação infinita. Quem oprime se transforma em recipiente de dor,pois a energia da justiça o coloca no banco dos réus. Cada palavra, cada gesto que tente rebaixar quem não merece,estará sendo contabilizado.
Respeitar o outro é respeitar a si próprio, isso sim é inteligente e além disso, preserva pessoas verdadeiras em nosso ciclo de amizades, com caráter, que valorizam a família, o amor, o sentimento puro, independente do grau de escolaridade, aparência, raça, dinheiro, moradia, ou seja, sem interesses e preconceitos
Na minha opnião, humilhar alguem por ser diferente do que se acredita ser "padrão" te torna menor do que aquela pessoa que você esta humilhando e rebaixando, pois você se da ao papel de pessoa sem conteúdo e sem direitos de opinar sobre algo. Pois diante de seu ciclo de amigos, você se torna alguem "legal" mas perante a sociedade você perde o respeito.
...