Resumo Primeira Instrução Aprendiz Macon
Por: BrunoHBertini • 30/10/2024 • Trabalho acadêmico • 904 Palavras (4 Páginas) • 73 Visualizações
Primeira Instrução do A∴M∴
Conforme a primeira instrução do Gr∴ de A∴ M∴ recebida em loja, foram apresentados a mim a riqueza do simbolismo utilizada na maçonaria. Do mesmo modo que os antigos filósofos ministravam seus ensinamentos por meio de símbolos, a maçonaria segue a tradição subtraindo seus segredos e mistérios do mundo profano, revelando apenas para aqueles que ingressam em seus templos.
O Gr∴ de A∴ M∴ é o alicerce da filosofia simbólica, aonde o Apr∴ tem o trabalho de desbastar a P∴B∴ e transforma-la em P∴P∴ deixando pra traz todos seus defeitos e vícios buscando o aperfeiçoamento moral que é a grande obra da maçonaria.
O painel da loja nos guia e nos mostra todos os símbolos que devemos conhecer e interpretar, que servirão como base para as instruções subsequentes.
O formato da loja é de um quadrilongo, seu comprimento é do oriente ao ocidente, sua largura, do norte ao sul, sua profundidade da superfície ao centro da terra e sua altura da terra ao céu.
A Loja é sustentada por três colunas, sendo elas, a sabedoria, a força e a beleza. Essas 3 colunas representam Salomão pela sua sabedoria e dedicação na construção do templo de Jerusalém. Hiram pela força que deu aos trabalhos do templo. Hiram-Abif pelo seu trabalho de adorno.
Esse simbolismo nos mostra que para a construção e aperfeiçoamento moral só podemos ser sábios, se possuirmos força, pois a sabedoria nos exige sacrifícios que só podem ser realizados por meio dela, porém, ser sábio, forte, e sem beleza é triste, pois é por meio dela, que é aberto o mundo inteiro, nossa sensibilidade.
O teto da loja, representa a Abobada Celeste. O caminho para atingir esta Abobada, isto é, o céu, o infinito, é a escada de Jacob, composta por vários degraus aonde cada um deles representa uma das virtudes exigidas ao maçom em busca do aperfeiçoamento moral.
Fé, Esperança e Caridade, são as virtudes que devem sempre acompanhar qualquer ser humano, principalmente maçom que jamais deverá esquecer de depositar a sua fé no G∴A∴D∴U∴, ter esperança no aperfeiçoamento moral e exercer a caridade com o próximo.
O interior de uma loja maçônica possui Ornamentos, Paramentos e Joias. Os Ornamentos são:
- Pavimento mosaico com seus quadrados brancos e pretos em perfeita harmonia, nos mostra que apesar da diversidade de cores, raças, religiões, a humanidade deve viver em perfeita harmonia e fraternidade.
- Estrela Flamígera, representa a principal luz da loja, simboliza o Sol, espalhando luz e calor por toda a parte, nos ensina a praticar o bem, não tão somente a pessoas próximas, mais sim, a todos, até aonde nossa caridade consiga alcançar.
- Orla Dentada, simboliza o amor, cujo os ensinamentos e moral que aprendemos, devemos espalhar por onde estivermos.
Os paramentos são: o livro sagrado, o compasso e o esquadro.
- O livro sagrado representa o código moral que cada um de nós devemos seguir e depositar nossa fé.
- o compasso e o esquadro nos mostram a medida justa que deve presidir todas nossas ações, o compasso sob o esquadro significa que o Apr∴ trabalhando na P∴B∴ só poderá fazer o seu uso, quando estiver perfeitamente acabada, polida e esquadrejada.
As Joias da loja são três moveis (esquadro, nível e o prumo) e três fixas (Prancheta, a P∴B∴ e a P∴P∴)
As moveis, assim são chamadas, porque são transferidas a cada administração aos novos veneráveis e vigilantes, já as fixas, permanecem o tempo todo em loja, como um código aberto a compreensão de todos os maçons.
...