A Primeira Instrução Aprendiz Maçon
Por: ANDREBG • 11/10/2019 • Resenha • 781 Palavras (4 Páginas) • 799 Visualizações
Caríssimos irmãos, é com muita alegria que apresento o trabalho de primeira instrução do grau de Apr.´. M.´. baseado no rito escocês antigo e aceito, nesta aug.´. resp.´. loja Mestre Júlio Mendes Vieira nº 8
A Maçonaria, tendo origem nas antigas Fraternidades Iniciáticas do Egito, tratou de guardar com cuidado as técnicas de ensinamentos utilizadas por aquele povo, o qual utilizava de alegorias e de símbolos para transmitir seus conhecimentos; tornando-os, dessa forma, acessíveis aos iniciados e ocultos aos profanos.
Com o objetivo de poder concorrer a construção moral da humanidade, é necessário ao Apr:. M:. um caminho de aprendizado intelectual e engrandecimento espiritual, que se dará através do desbastar da pedra bruta, esta que simboliza o aprendiz Marçon iniciado, e este que desvencilhando-se dos defeitos e das paixões profanas, transforma-se em pedra polida pronta para fazer à construção bloco a bloco de nosso próprio templo interior. Nesse caminho tão glorioso é necessário o conhecimento dos símbolos que guardam os ensinamentos dessa nova vida.
No painel simbólico do grau de aprendiz, se concentra todos símbolos que Apr:. deve conhecer, a começar pela forma da loja que é de um quadrilongo, de comprimento Leste à Oeste, largura de Norte a Sul, profundidade da superfície ao centro da Terra e altura da Terra ao Céu. Semelhante aos dos primeiros templos erigidos para a devoção ao G:.A:.D:.U:., o Tabernáculo e o Templo do Rei Salomão. A disposição Leste – Oeste remonta o nascer do Sol , a origem da Civilização e da doutrina do Amor e da Fraternidade que vieram oriundos do oriente. Por intermédio do G:.A:.D:.U:.
A loja tem como sustentáculo três pilares, a sabedoria: uma coluna Jônica que nos orienta nos caminhos da vida; a Força uma coluna Dórica, que nos sustenta e nos anima nas dificuldades e a Beleza, uma coluna Corintia, que adorna o nosso caráter e o nosso espírito. A cobertura da loja Maçônica em abobada simboliza o Céu e seus principais astros. Ele representa o infinito e o caminho a ser trilhado pelo maçom na busca pela perfeição. Ele será alcançado se subirmos os diversos degraus da escada representada no painel, a escada de Jacó, os quais os degraus representam as virtudes como a Fé no G:.A:.D:.U:., a Esperança no aperfeiçoamento moral e a Caridade para com a humanidade.
O interior da loja marçônica contem ornamentos, paramentos e joias.
Os ornamentos são o Pavimento do Mosaico, com losangos bancos e pretos representando que na diversidade e nos antagonismos reside a harmonia, a Estrela Flamígera que simboliza o sol , a glória do criador , a caridade; A orla dentada Representativa do amor, a lei da atração natural que a tudo une.
Os paramentos são o Livro L:. da Lei L:.que é o código de moral que cada um de nós seguimos por meio da fé que nos governa. O compaço Comp:. e o esquadro Esq:. , representam respectivamente a medida justa e a retidão.
As Jóias da loja são seis, sendo três móveis e três fixas.
As três Jóias móveis, o Esquadro, o Prumo e o Nivel, levam essa denominação devido a sua rotatividade entre os mestres, por ocasião da transferência dos cargos administrativos
...