A PRIMEIRA INSTRUÇÃO DE APRENDIZ MAÇON
Por: Eluana Nunes • 28/1/2020 • Artigo • 341 Palavras (2 Páginas) • 433 Visualizações
COMO USAR OS INSTRUMENTOS DE TRABALHO (Rég∴ de 24 PP.•., Maç∴ e Cinz∴)
No início analisamos as diferenças fundamentais existentes entre a função da Régua de 24 PP∴, do Maç∴ e do Cinz∴. O Primeiro é essencial, um instrumento estático, os outros são dinâmicos. Aquele indica o caminho, estes o percorrem.
A Régua de 24 PP∴ só pode empregar bem quando está estacionária ao passo que os outros instrumentos só são úteis quando se põem em movimento. Este símbolo representa uma conduta reta com disciplina e meditação, às 24 horas do dia, que somos ensinados a dividir em três partes iguais. Encontramos oito horas de serviço a Deus e um irmão aflito, as outras oito horas para nossas vocações habituais e as últimas oito horas para descansar e dormir. Com a Régua o Maçom faz todo o planejamento e medição de suas obras.
O Maço e o Cinzel são essencialmente móveis, flexíveis e capazes de adaptar infinitamente as necessidades do trabalho do operário.
O Maço é o simbolo da força, do caráter e da inteligência, que representa o espírito atuando sobre a matéria, assim ajustando nossas mentes como pedras vivas para este Templo espiritual que habita em cada Maçom. Com o Maço temos o poder, pois somos a reprodução do G∴A∴D∴U∴. Este poder ou fé tem que ter sempre, pois não temos que pensar somente na matéria e sim no poder espiritual do nosso Criador.
A Régua de 24 PP∴ é impessoal, enquanto que no Maç∴ e no Cinz∴ se coaduna a personalidade do indivíduo que com eles trabalha.
O cinzel é o símbolo do discernimento e dos conhecimentos adquiridos pelo neófito, pois representa o aperfeiçoamento, porque a educação e a perseverança são necessárias para estabelecer a perfeição, com isso criamos hábitos virtuosos, iluminando nossas mentes e corações. Para tornar nossa Pedra Bruta em Pedra Polida teremos sempre que fazer as nossas medições antes de executar o trabalho, se perdemos o senso da medida, perderemos o objetivo da obra de arte que é a belezura. Entraremos na ignorância e não no objetivo final.
...