Revisão do livro "Prólogo"
Resenha: Revisão do livro "Prólogo". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eve123 • 24/10/2014 • Resenha • 9.733 Palavras (39 Páginas) • 184 Visualizações
MARIA LÚCIA DE ARRUDA ARANHA
MARIA HELENA PIRES MARTINS
TEMAS DE
FILOSOFIA
MARIA LÚCIA DE ARRUDA ARANHA
Professora de Filosofia na rede particular do ensino de São Paulo
MARIA HELENA PIRES MARTINS
Professora da Escola de Comunicação e Artes da USP
Autoras de Filosofando,
Editora Moderna
http://groups.google.com/group/digitalsource
TEMAS DE
FILOSOFIA
1.ª edição
Coordenação editorial: José Gabriel Arrolo
Preparação de originais -Luiz Vicente Vieira Filho (coordenador),
Valter A. Rodrigues (preparador) Pesquisa iconográfica.-Thais H.Falcão Botelho
Coordenação de revisão: Lisabeth Bansi Giatti
Coordenação de artes: Sidnei Moura
Diagramação: Mário M. Yoshida Artes: Ademir F. Baptista, Antônio C. Decarli, Fábio Eduardo B. Bueno, Ivan Ribeiro Bordin, José Alfredo Ré Soriano,
Mário M. Yoshida, Solange Muramaisu Capa: Ivan Ribeiro Bordin, Paulo Manzi
Contracapa: Victory Boogie-Woogie, leia de Piet Mondrian, executada com tinta a óleo e papel colorido Composição: Impressão final
IMPRESSÃO E ACABAMENTO Lis Gráfica e Editora Ltda.
Outras obras das autoras
Maria Lúcia de Arruda Aranha: História da educação, Filosofia da educação e Maquiavel. a lógica da força (todas da Editora Moderna). Maria Helena Pires Martins: Giunfrancesco Guamierí e Nelson Rodrigues (Abril Cultura!; Coleção Literatura Comentada).
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
Aranha, Maria Lúcia de Arruda.
Temas de filosofia / Maria Lúcia de Arruda Aranha, Maria Helena Pires Martins — São Paulo : Moderna, 1992.
Bibliografia.
1. Filosofia (2= grau) I. Martins, Maria Helena Pires. II. Título.
92-1530 CDD-100
índices para catálogo sistemático:
1. Filosofia 100
ISBN 85-16-00690-5
Todas os direitos reservados
EDITORA MODERNA LTDA.
Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho
São Paulo - SP - Brasil - CEP 03303-904
Vendas e Atendimento; Tel. (.011) 291-4677 Fax (0ll) 608-3055
www.moderna.com.br
1997
Impresso no Brasil
APRESENTAÇÃO
Este livro foi concebido a partir da experiência pedagógica de duas professo¬ras em contato com os problemas cotidianos da sala de aula e a partir da reflexão sobre o lugar, os objetivos e a necessidade do ensino da filosofia.
O ensino da filosofia tem por objetivo possibilitar a reflexão crítica sobre a rea¬lidade que nos cerca, em particular a do Brasil. Para que essa reflexão seja efe¬tuada, é necessário interpretarmos O mundo não-verbal e verbal em que vivemos e emitirmos juízos dentro desse mundo.
Assim, o Prólogo, Os instrumentos do filosofar, visa a superação de determi¬nadas dificuldades encontradas pelos alunos — que se traduzem na queixa co¬mum: "não sei estudar" — por meio da orientação dos processos de leitura, fichamento de textos, organização de seminários e dissertações.
Pensado como instrumento de trabalho, cada item do Prólogo deverá ser estu¬dado somente no momento em que se fizer necessário. Pode-se, por exemplo, co¬meçar o ano com o item Aprendendo a ler, uma vez que os procedimentos aí propostos irão nortear o uso do próprio livro. Os demais itens deverão ser estu¬dados apenas quando for pedido um fichamento, una seminário ou uma dissertação pois, como qualquer instrumento, sua função é a de facilitar o cumprimento de tarefas. Para que as técnicas dadas sejam realmente assimiladas, deve-se fa¬zer cada uma dessas atividades de acordo com os passos explicados no texto do Prólogo.
Estrutura do livro
O livro está dividido em temas contextualizados no mundo atual, por julgar¬mos que estes motivam mais o adolescente. Afinal, o lugar da filosofia é o mun¬do e ela é condição essencial para que passemos do vivido para o refletido. Por essa mesma razão, optamos por colocar algumas ilustrações tiradas de histórias em quadrinhos e de cartuns, que fazem parte do mundo do adolescente, e que, por serem críticos, acrescentam significados aos textos e servem de material pa¬ra reflexão.
Os temas abordados são: o homem, o conhecimento, a moral, a política e a estética, em um total de vinte capítulos.
No final de cada capítulo há textos de leitura complementar, que foram crite¬riosamente selecionados tendo em vista colocar o aluno em contato direto com textos de grandes autores. A maioria desses textos são de filósofos e, embora alguns deles sejam de autores de outras áreas, a intenção é sempre a de desenca¬dear a posterior reflexão filosófica.
Foram preparados exercícios que se referem aos assuntos tratados no capítu¬lo e aos textos de leitura complementar. Incluímos algumas questões de vestibu¬lar, com o propósito de lembrar que a reflexão filosófica pode enriquecer o con¬teúdo de qualquer dissertação.
A diversidade dos temas permite seu uso em outras disciplinas como: sociolo¬gia, pois trata de tópicos como alienação, ideologia e comunicação de massa; direitos humanos, uma vez que discute não só a questão da liberdade, da demo¬cracia, do direito à cidadania, mas, também, as várias formas de violência contra a
...