Santo Agostinho
Ensaios: Santo Agostinho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexrocha • 11/7/2014 • 518 Palavras (3 Páginas) • 302 Visualizações
Santo Agostinho de Hipona (354 – 430 d.C.)
1ª Parte: Agostinho nasceu em Tagaste, norte da África, e teve uma formação Humanística, nas áreas de gramática e retórica.
2ª Parte: Tempos depois, já com 19 anos, foi para Cartago onde viveu por aproximadamente 10 anos e se tornou adepto e defensor da doutrina maniqueísta. Para sobreviver nesta cidade Agostinho dava aulas de retórica.
3ª Parte: Na tentativa de melhorar de vida, Agostinho foi ser professor em Roma, onde permaneceu por apenas um ano, mas tempo suficiente para abandonar o maniqueísmo e adotar o ceticismo como concepção filosófica. Neste mesmo ano ele recebe uma proposta para ser professor de retórica em Milão a convite de Símaco.
4ª Parte: Em Milão Agostinho abandona o ceticismo e adota o neoplatonismo de Plotino, e também, o pensamento cristão. Esse último por influência do bispo Ambrósio de Hipona, que lhe apresentou as leituras de São Paulo.
Fé colocada acima da razão: teocentrismo:
A relação entre Razão humana x Fé cristã
Obras antes da conversão:
- Contras os acadêmicos.
- Sobre a vida feliz.
- Sobre a ordem.
Obras depois da conversão:
- Confissões – 13 livros.
- Sobre a imortalidade da alma.
- Sobre o livre arbitrio.
- Sobre a cidade de Deus.
- 217 Cartas, 93 Tratados e 500 sermões.
Considerações importantes sobre Platão:
▪Agostinho pertence ao quarto e último período da Filosofia Antiga, conhecido pós-socrático ético, helenístico ou cosmopolita, que vai do séc. III a.C. ao séc. VI d.C.
▪ Agostinho é o principal representante da filosofia greco-romano-cristã, que teve início no séc. II d.C., e ficou conhecida como patrística.
▪ Patrística é o nome dado aos primeiros conceitos cristãos elaborados pelos padres da Igreja Católica.
▪ Existem duas patrísticas: a grega e a romana/latina. A primeira busca conciliar fée razão e a segunda busca colocar a fé acima da razão. Agostinho pertence a segunda.
Portanto, pode-se concluir que Agostinho é Neoplatônico e cristão, pois utilizou, principalmente, as teorias de Platão para fundar as bases intelectuais do cristianismo no ocidente.
Principais objetivos:
A filosofia de Agostinho destaca-se pelo esforço de:
1) converter os pagãos;
2) combater heresias (doutrinas opostas aos dogmas da Igreja Católica);
3) justificar a fé cristã.
Importantes Considerações em Agostinho
Vale ressaltar que Agostinho, assim como Platão, acredita que as verdades não
...