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Santo Agostinho

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Por:   •  11/7/2014  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

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Santo Agostinho de Hipona (354 – 430 d.C.)

1ª Parte: Agostinho nasceu em Tagaste, norte da África, e teve uma formação Humanística, nas áreas de gramática e retórica.

2ª Parte: Tempos depois, já com 19 anos, foi para Cartago onde viveu por aproximadamente 10 anos e se tornou adepto e defensor da doutrina maniqueísta. Para sobreviver nesta cidade Agostinho dava aulas de retórica.

3ª Parte: Na tentativa de melhorar de vida, Agostinho foi ser professor em Roma, onde permaneceu por apenas um ano, mas tempo suficiente para abandonar o maniqueísmo e adotar o ceticismo como concepção filosófica. Neste mesmo ano ele recebe uma proposta para ser professor de retórica em Milão a convite de Símaco.

4ª Parte: Em Milão Agostinho abandona o ceticismo e adota o neoplatonismo de Plotino, e também, o pensamento cristão. Esse último por influência do bispo Ambrósio de Hipona, que lhe apresentou as leituras de São Paulo.

Fé colocada acima da razão: teocentrismo:

A relação entre Razão humana x Fé cristã

Obras antes da conversão:

- Contras os acadêmicos.

- Sobre a vida feliz.

- Sobre a ordem.

Obras depois da conversão:

- Confissões – 13 livros.

- Sobre a imortalidade da alma.

- Sobre o livre arbitrio.

- Sobre a cidade de Deus.

- 217 Cartas, 93 Tratados e 500 sermões.

Considerações importantes sobre Platão:

▪Agostinho pertence ao quarto e último período da Filosofia Antiga, conhecido pós-socrático ético, helenístico ou cosmopolita, que vai do séc. III a.C. ao séc. VI d.C.

▪ Agostinho é o principal representante da filosofia greco-romano-cristã, que teve início no séc. II d.C., e ficou conhecida como patrística.

▪ Patrística é o nome dado aos primeiros conceitos cristãos elaborados pelos padres da Igreja Católica.

▪ Existem duas patrísticas: a grega e a romana/latina. A primeira busca conciliar fée razão e a segunda busca colocar a fé acima da razão. Agostinho pertence a segunda.

Portanto, pode-se concluir que Agostinho é Neoplatônico e cristão, pois utilizou, principalmente, as teorias de Platão para fundar as bases intelectuais do cristianismo no ocidente.

Principais objetivos:

A filosofia de Agostinho destaca-se pelo esforço de:

1) converter os pagãos;

2) combater heresias (doutrinas opostas aos dogmas da Igreja Católica);

3) justificar a fé cristã.

Importantes Considerações em Agostinho

Vale ressaltar que Agostinho, assim como Platão, acredita que as verdades não

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