TRABALHO DE FILOSOFIA CONSCIÊNCIA, LIBERDADE, RESPONSABILIDADE, DEVER, VIRTUDE, NORMAS, JUÍZOS, ÉTICA.
Por: melissa321 • 6/6/2016 • Dissertação • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 1.617 Visualizações
UNIDADE INTERADA HAYDÉE CHAVES
DISCIPLINA DE FILOSOFIA.
DEVYSON SILVA, FERNANDA BORGES, MELISSA FONTENELE.
TRABALHO DE FILOSOFIA
DEVYSON SILVA, FERNANDA BORGES E MELISSA FONTENELE.
[pic 1]
TRABALHO DE FILOSOFIA
CONSCIÊNCIA, LIBERDADE, RESPONSABILIDADE, DEVER, VIRTUDE, NORMAS, JUÍZOS, ÉTICA.
[pic 2][pic 3]
Trabalho apresentado para fins de avaliação bimestral do curso de Filosofia, Ensino Médio da U.I Haydée Chaves.
Professor solicitante: Claudio Coaracy.
Sumário
Introdução........................................................................................................................ 04
Definições do Individuo.................................................................................................... 05
Conceito de Normas Jurídicas e Morais............................................................................ 06
Conceito de Juízo de Fato e Valor..................................................................................... 07
Como a Nossa Sociedade Concebe a Violência ?.............................................................. 08
Relação entre Ética e Violência......................................................................................... 09
Conclusão.......................................................................................................................... 10
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar informações e questionamentos sobre consciência, liberdade, responsabilidade, dever, virtude, normas, juízos e ética, tendo em vista os conceitos de cada definição citada, e as perguntas sobre tais assuntos.
O que é?
- Consciência
- Liberdade
- Responsabilidade
- Dever
- Virtude
Definições:
Consciência: é a capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações.É também saber sobre aquilo que se pensa, ou faz, é reconhecer os fatos como certo ou errado.
Liberdade: é o fato de poder de exercer “livremente” a sua vontade. É o estado de uma pessoa que está isenta de restrições externas; não está sujeita a uma submissão.
Responsabilidade: é uma obrigação de responder por suas próprias ações ou ações confiadas a você e também aquelas que de certo modo você esteja inserido.
Dever: é o ato que se tem de executar em virtude de ordem, ou seja ter por obrigação algo.
Virtude: é a disposição, o habito de fazer o bem, buscar o que é justo.
Tendo em vista que você é um cidadão livre, desimpedido, e por esse motivo tem que ter a consciência e responsabilidade de que são através de suas virtudes (valores) que o ser humano como um ser pensante, cresce. É cumprido com seus deveres, seguindo dentro das leis estabelecidas a sociedade que se cria um homem de bem.
A partir das definições e do trecho assim se percebe que de uma maneira ou outra, essas atitudes, valores estão interligadas, podemos até dizer que são parecidas, é uma questão de caráter, um ser humano com sua razão deve ser e seguir de forma a ajudar a melhorar o mundo de forma justa cumprindo com sua responsabilidade como um todo.
Normas Jurídicas e Normas Morais.
O que são essas normas?
Norma jurídica é uma regra de conduta imposta, admitida ou reconhecida pelo ordenamento jurídico. Norma e lei são usadas comumente como expressões equivalentes, mas norma abrange na verdade também o costume e os princípios gerais do direito.
Em outras palavras, essas normas estão presentes em praticamente todos os atos em uma sociedade, algo imensurável e são atribuídas a quem faz algum ato que venha a “magoar” outro alguém, podendo gerar consequências variadas dependendo de cada caso.
Normas morais de forma objetiva, nada mais é que regras (princípios ou normas) de convivência social, ou seja, um meio em que nos guia ao modo de agir em nossas ações. Está ligada a moral, como uma forma de consciência social, onde as pessoas diferem o bem e o mal, o dever e a honestidade. São normas que nem é preciso estar escrita, o ser humano como um ser ciente de seus atos, sabe distinguir quando está cumprindo ou não com essas normas.
A relação entre ambas as normas é que as duas regulam as relações entre os homens, a sociedade como um todo.
E a diferença é que na norma jurídica o Estado pode usar de sua força para nos obrigar a cumpri-la, está na legislação, então você é obrigado a cumprir.
Já na norma moral o Estado não intervém, ela é cobrada pela sociedade e por sua consciência, está mais relacionada ao direito natural de alguém.
Juízo de fato e Juízo de valor
O que é juízo de fato? É aquele que descreve o que realmente são as coisas, pelo simples fato de existir, o que acontece em nosso dia a dia sem depender do ser humano.
...