TRABALHO SEMINÁRIO FACULDADE ARISTÓTELES
Por: Israel Santos • 20/5/2017 • Trabalho acadêmico • 682 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
ÓRGANON
A Órganon, tendo como significado instrumento ou ferramenta pela qual os peripatéticos consideravam que após essa obra se daria início ao conjunto de textos de Aristóteles, é uma de suas principais obras contendo as escritas lógicas do autor. O conteúdo desta Obra tem como objetivo aparelhar no pensamento filosófico a lógica, sendo está dividido em seis partes: Categorias, Da Interpretação, Analíticos anteriores, Analíticos posteriores, Tópicos, Elencos Sofísticos.
Também podemos destacar que nessas divisões encontramos o esquisso do entendimento do silogismo, tratada somente na primeira analítica, mostrando do raciocínio a sua correção formal.
METÁFISICA
Nesta obra, Aristóteles tem como foco entender o ser enquanto ser. Tendo como objetivo que buscou compreender o que deixava as coisas o que elas são. Nesta linha de raciocínio, os atributos das coisas apenas nos retratam como as coisas estão, mas não concluem ou definem o que elas são. É preciso entender as regras que fazem com que as coisas existam que determina o que elas são e aquilo que determina como são.
Levando em conta a Metafísica de Aristóteles, ele retrata-se diante dos primeiros princípios. A qual diz respeito aos princípios lógicos. O principio de identidade é notório e defini que presumi que serão iguais a ela todas às vezes. O princípio da não contradição tem que uma tese não pode ser falsa e verdadeira ao mesmo tempo, tendo assim princípios que asseguram a realidade das coisas.
Tendo base a leitura da obra Metafísica de Aristóteles, podemos haurir que tinha concebido quatro causas e foram enunciadas (Material, eficiente, formal e final), não deixando presa a realidade, mas nos ajudando a compreendê-las, e nenhum pensador se quer conseguiu modifica-las ou derrubá-las, nos mostrando também de que é o finito das causas que torna possível o conhecimento.
POLÍTICA
A obra política de Aristóteles é dedicada ao tema da Filosofia Política. Uma definição sistemática do titulo da Grécia dá um sentido claro do conteúdo da obra: “Matérias relacionadas à pólis, ou seja, Cidades”.
Compõem se a obra com oito livros, neles Aristóteles busca entender os assuntos humanos que se decorre no espaço da cidade. A Política era um conjunto de lições dadas no Liceu (escola da Grécia fundada por Aristóteles). Pode-se dizer que seja fruto dos pensamentos do Filósofo na época em que foi instrutor de Alexandre da Macedônia. Na verdade o único assunto da Política é a ciência da felicidade humana, uma correta maneira de vivenciar os dias adaptado pela sociedade, que se torna satisfatória à maioria.
A obra tem como base conteúdos que abrangem a formação da cidade, família, escravidão, riquezas, além de criticar às teorias de Platão. Analisando também as constituições de outros estados e cidades gregas, relatando sobre o seus regimes políticos. Aristóteles as definiu de acordo com inúmeros critérios, temos as constituições vista como boas, assim vistas pela razão de visar o bem comum, e contra partida às cartas definidas desvirtuadas, assim denominadas tendo em vista que atendem aos interesses e bem-estar de partes da cidade.
...