TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Éticas

Por:   •  6/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  11.284 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA ESTADUAL DOM AQUINO CORRÊA – JURUENA/MT

DISCIPLINA: FILOSOFIA

ATIVIDADES – TEORIAS ÉTICAS

ALUNO:  EDERSON ROMULO MACHADO DA SILVA

TURMA: 3º Ano “B”

ABRIL/2015

  1. Porque a ética do período clássico grego é considerada racionalista? Justifique com exemplos das concepções éticas dos filósofos desse período.

Por que eles buscavam muito mais usar a razão para responder as questões da sociedade, por exemplo, para ser um governador na “cidade bela” de Platão o ser deveria ser dotado de razão, e para Platão a razão era um método de alcançar os verdadeiros valores que devem ser seguidos pelos homens, Platão ainda demonstra com o mito da caverna que o homem tem que se libertar desse mundo de aparecia, desse mundo da ignorância, e que fazendo isso o homem poderá assim alcançar o conhecimento da ideia suprema que seria O Bem.

  1. Aristóteles explicava a virtude com um meio-termo entre dois vícios. Com base nessa afirmação, explique a ética aristotélica.

Aristóteles primeiro fundamenta a felicidade já que para ele a felicidade e a ética andam sempre juntas, para Aristóteles a felicidade pode ser definida como uma atividade da alma que vai de acordo com uma perfeita virtude, e virtude para Aristóteles é como se fosse uma disposição da pessoa em sempre querer o bem, por exemplo, o que um tocador de guitarra faz é tocar guitarra se ele faz isso bem com excelência essa é sua virtude, a virtude para Aristóteles é definida em um meio termo, então agir com virtude é encontrar um ponto chamado de justo meio por ele, entre dois extremos que são chamados de vícios tipo coragem é uma virtude, coragem de mais já é um vicio, pois é demasiado, encontrando esse justo meio encontraremos o chamado bem para Aristóteles e para ele a ética serve para pensarmos em um fim ultimo, para as ações humanas, já que tudo o que fazemos é buscando alcançar o bem.

  1.  Por que a ética no período medieval é chamada de cristã? Quais são os aspectos que a caracterizam como cristã e que a deferência da ética grega?

Era chamada de ética cristã, pois a igreja católica no século V começou a difundir e a educar as pessoas conforme bases na religião, o chamado clero adaptou as tradições as idéias religiosas, e igreja começou a influenciar profundamente a ética, ela procurava orientar as ações das pessoas para a contemplação de Deus e a busca pela vida eterna. O que caracteriza ela como crista é ela ter sido fortemente influenciada pelo cristianismo da igreja católica e o livre-arbítrio é uns dos aspectos que também a caracteriza, a ética cristã é fundamentada na influencia da igreja católica, na grega eles usavam a razão para fundamentar a ética.

  1. Cite uma semelhança e uma diferença entre epicurismo e estoicismo.

Começando pela diferença entre eles, segundo a ética de Epicuro, o prazer era algo bom, por exemplo, beber quando estiver com sede comer quando estiver com fome descansar quando estiver cansado, mas desprezava os prazeres ligados a riqueza ao poder, e no estoicismo eles desprezavam qualquer tipo de prazer, pois diziam que os prazeres eram fontes de muitos males as pessoas, agora uma semelhança entre eles, as duas defendiam o materialismo e tinham como concepção da filosofia como arte de viver.

  1. Explique por que a concepção moral de Hume contraria a tradição filosófica?

Por que todos os outros filósofos diziam que a razão era fundamentadora da moral, já Hume em contraposição dizia que isso é papel do sentimento, que a razão so iria dizer o que é verdadeiro ou falso, mas que os sentimentos a dor o remorso enfim os sentimentos em geral que iriam fundamentar a moral, já que é por eles que tomamos direções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com