Teoria Da ADM
Ensaios: Teoria Da ADM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: midycapistrano • 25/11/2013 • 397 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
Como já vimos anteriormente a Teoria da Administração Cientifica dava ênfase para os caminhos que eram executados de forma mais eficiente possível, porém a tecnologia e o ambiente tornam-se a ênfase nas teorias de sistemas. Essa teoria trata as organizações como sistemas abertos, em um ativo campo de forças, fazendo uma continua troca de matéria prima e sempre buscando informações do meio externo que possa favorecer o meio interno.
A Teoria Geral de Sistemas nasceu através de vários estudos do biólogo Ludwing Von Bertalanffy que em 1947 encontrou na biologia a abordagem sistêmica. A cada estudo uma nova descoberta e em um desses estudos Bertalanffy considerava a cibernética como uma teoria de sistemas que controlava a informação (comunicação) entre o sistema e o meio externo e o sistema e seu meio interno. Através disso podemos visualizar a busca do equilíbrio nas organizações.
Após vários anos de estudos e descobertas surge a teoria da matemática que visava à resolução de problemas em questão de decisões através de cálculos matemáticos, pois para a teoria apresentada os modelos matemáticos representavam a realidade e poderia ser um auxilio para tomadas de decisões. Com o decorrer da nossa vida e de estudo das teorias, sempre identificamos elaborações matemáticas para os processos, podemos usar Taylor e Fayol como exemplos, Taylor calculou conforme seu planejamento, para identificar o melhor espaço e forma de trabalho, já Fayol utilizou os cálculos matemáticos para melhorar e implementar a linha de produção, simplificando a realidade através os cálculos.
A tecnologia da informação torna-se essencial através do surgimento da necessidade de integração entre as teorias anteriores, que além de efetuar uma maior integração a tecnologia da informação buscava incessantemente extrair a eficiência nos processos administrativos. Foir através dos estudos da socióloga Joan Woodward que a Tecnologia da Informação (TI) ganhou espaço e reconhecimento nas organizações, porém Taylor na sua Administração Cientifica de forma limitada, já se preocupava com a tecnologia, entretanto sua atenção era voltada apenas para cada operário em seu posto de trabalho.
Além das teorias já estudadas podemos encontrar a teoria mais diversificada dentre as outras, a Teoria da Contingência realiza uma abordagem mais complexa, pois trata-se de uma fusão de ideias retiradas das outras teorias, as atualizando para as necessidades, ambiente, interação e compatibilidade para a geração atual. Por tal flexibilidade ela se torna facilmente adaptável para cada organização existente e para a Administração no geral
...