Teoria de Taylor
Por: Licinha503 • 19/2/2016 • Trabalho acadêmico • 444 Palavras (2 Páginas) • 456 Visualizações
Faça uma redação discutindo as influências da teoria de Taylor no trabalho nas organizações.
Taylor, no final do século XIX e início do século XX, desenvolveu uma teoria baseada em um método de organização do trabalho, o Taylorismo. Essa teoria provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial.
Para o aumento da produtividade propôs métodos e sistemas de racionalização do trabalho e disciplina do conhecimento operário, através da seleção rigorosa dos mais aptos para realizar as tarefas. A partir dai, houve uma divisão de tarefas entre os funcionários, ou seja, cada trabalhador exercia uma tarefa especifica no sistema industrial. Junto com essa divisão, as tarefas desenvolvidas pelos mesmos passaram a ser cronometradas, pois Taylor acreditava que tempo era mercadoria, e o trabalhador tinha a obrigação de cumprir com suas tarefas em menos tempo, para que produzisse mais. Além disso, ele formulou a idéia de gerenciamento das tarefas, ou seja, uma idéia hierárquica dentro da empresa (formada pela direção, e/ou gerência e/ou supervisão). Para Taylor essa hierarquia evitava a desordem do tempo no setor industrial. Também dividiu os funcionários entre aqueles que eram pagos para pensar (planejar), daqueles que eram pagos para fazer o trabalho manual. Cabia também a essa hierarquia: controlar, dirigir e vigiar os trabalhadores.
Essa teoria foi importante no processo de criação das classes trabalhistas, na constituição de autoridades dentro de uma empresa e na divisão das tarefas, já que por esse motivo, um funcionário não era obrigado a conhecer todo processo de produção de sua empresa, apenas o seu.
O taylorismo influencia o trabalho e as organizações, pois é um dos melhores métodos de organização e administração, já que visa: tornar mais eficiente os processos de produção, aumentar o rendimento de uma empresa, cortar qualquer gasto desnecessário e qualquer desperdício de tempo. E com a constituição de supervisores e gerentes, fica mais fácil controlar e vigiar os trabalhadores, impedindo comportamentos supérfluos por parte destes e impedindo qualquer desordem, já que cabe aos supervisores a cronometragem do tempo.
Outro fator de influência foi que Taylor formulou a idéia de treinamento para os funcionários com a finalidade que eles conseguissem se adaptar não só ao seu setor, mas que pudessem desempenhar outras tarefas, economizando, assim, mão-de-obra.
Nos dias atuais, estamos vendo equipes de trabalho reduzidas, funcionários sem qualificação e sem motivação devido aos baixos salários. As teorias Tayloristas são aplicadas nos nossos dias nas empresas que trabalham com produção em massa e produtos indiferenciados; divisão do trabalho, simplificação das tarefas, adequação do indivíduo a tarefa, especialização do funcionário e uso de equipamentos para reduzir o esforço físico.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Disponível em: www.infoescola.com
CAMARGO, Denise de. Psicologia Organizacional, Volume 1, 2009.
...