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Thomas Hobbes

Por:   •  19/6/2015  •  Resenha  •  2.784 Palavras (12 Páginas)  •  277 Visualizações

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Liberalismo contemporâneo e as teorias da democracia: John Rawls 1921-2002

        

Sociedade e justiça: sociedade bem ordenada

Princípios de justiça e a posição original

Justiça como equidade

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Rawls – Kant

Justiça com equidade – Locke + Rousseau (equilibrado): Tarefa política que passa pelas instituições políticas.

Liberdade igualitária: Papel do Estado para efetivos direitos

Questões morais – soluções políticas

Rawls não está preocupado com as condições gerais da justiça ou das condições gerais da justiça de qualquer sociedade, ele preocupa-se com os EUA com uma sociedade de pessoas livres e iguais profundamente narradas pela divisão de ideias.

Liberalismo Político: Como criar condições estáveis para uma sociedade dividida por doutrinas morais

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EUA

Sociedade = cooperação entre indivíduos social: livres e iguais.

Cooperação:

        - Regras e procedimentos públicos aceitos pelos participantes

        - Equidade

        - Vantagem para todos a partir dos interesses

Justiça como equidade:

A justiça é a estrutura básica da sociedade

A justiça é virtude primeira das instituições sociais, tal como a vaidade é para o sistema de pensamento toda legislação deve ser abolida ou reformação se for injusta.

“A justiça impede que a perda da liberdade para alguns seja justificada pelo fato de outros passarem a partilhar um bem maior. Não permite que os sacrifícios impostos a uns poucos sejam compensados pelo aumento das vantagens usufruídas por um maior número de pessoas”.

A igualdade de liberdade é fundamental como direitos entre os cidadãos.

Uma sociedade é uma associação de pessoas autônomas.

“Embora uma sociedade seja uma tentativa de cooperação que visa obter vantagens mútuas, ela é tipicamente marcada simultaneamente, tanto por um conflito como uma identidade de interesses”.

  • Sendo as virtudes primeiras da atividade humana, a verdade e a justiça não podem ser objetos de qualquer compromisso.
  • O primado da justiça como excelência de organização política.
  • O utilitarismo aceita o sacrifício de uma minoria em nome do bem estar geral.
  • O bem-estar é um sistema de cooperação.
  • A posição original constitui o status quo inicial adequado, o qual garante que os acordos neles alcançados sejam equitativos.
  • Daqui decorre justiça como equidade, na posição original as partes são iguais.
  • Utilitarismo: o fundamento moral é o princípio da utilidade, em quem as ações são moralmente boas na proporção da felicidade que produzem para o maior número de pessoas.
  • Véu da ignorância é uma hipótese de que as pessoas esquecem o papel que ocupam na sociedade para decidirem questões controvertidas sobre um ponto de vista racional-universal.
  • Princípio da diferença: A sociedade deve promover a distribuição igual da riqueza, excepto se existência de desigualdades econômicas e sociais gerar o maior benefício para os menos favorecidos.
  • Segundo Rawls as liberdades básicas são fundamentais: Posição original = estado de natureza. O contrato social é entendido como recuso para eleger os princípios de justiça.
  • Liberdade – Igualdade. Princípio de igualdade de oportunidades.
  • É necessário obter um conjunto de princípios que permitem optar por entre as diversas formas de ordenação social que determinam esta divisão dos benefícios, bem como obter um acordo sobre a reputação adequada dos mesmos. Esses princípios são os da justiça social: são eles que fornecem um critério para a atribuição de direitos e deveres.
  • Uma sociedade é bem ordenada quando não só aumenta os bens dos indivíduos, mas quando efetiva uma concepção pública de justiça.
  • O sistema de cooperação em sociedade deve ser estável.
  • O fundamento é que a justiça é social, pois é a estrutura básica da sociedade.
  • Consumo sobreposto – consumo em termo de uma concepção pública da justiça compartilhado por uma comunidade social.

“Uma concepção da justiça social deve (...) ser encarada como fornecendo, em primeiro lugar, um padrão que permita avaliar os aspectos distributivos da estrutura básica da sociedade”.

  • É a distribuição dos bens.
  • A ideia condutora é antes a de que os princípios de justiça aplicáveis à estrutura básica formam o do acordo original entre os indivíduos livres e racionais.
  • Inicialmente iguais para igualmente estabelecer a justiça como meio e fim.
  • Um conjunto de indivíduos estabelecem direitos e deveres.
  • Consenso – fim das democracias pluralistas.
  • Comunicação (latim communicare): tornar comum, partilhar – troca de informação.

Habermas

Rawls

- comunicação

- doutrina abrangente

- esfera pública

- posição original

- teoria política

- véu da ignorância

- imparcialidade

  • O livro liberalismo político de 1993 explica o de 1971, Filosofia Moral 2000.
  • Habermas- inclusçao do outro
  • Justiça política

        - livre: sendo da justiça

        - iguais: perseguir racionalmente o vantajoso.

  • Sociedade organizada para um conjunto de funções.
  • Penitanos: diferente da igreja e dos anglicanos.
  • Liberdade religiosa fundamenta a liberdade nos EUA.

HABERMAS, Jungem, 1929 -  Teoria do agir Comunicativo. Vol 1 2012

Agir comunicativo como busca da razoabilidade

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