Tocqueville
Tese: Tocqueville. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Larissalindurb • 4/6/2014 • Tese • 601 Palavras (3 Páginas) • 349 Visualizações
...A respeito desse assunto, Tocqueville propõe a existência de uma legislação que permita um maior controle do sistema produtivo, de modo que sejam reduzidas as injustiças e fortalecida a democracia. A partir da legislação, também seria possível elaborar um sistema de educação que permitisse ao homem o desenvolvimento de sua inteligência e, por fim, gerar a democratização da propriedade, criando algumas medidas que teriam como finalidade o fim do êxodo rural e outras que, dirigidas ao proletariado, estimulariam nos trabalhadores urbanos o sentido de responsabilidade através da poupança. Quanto a esses aspectos de seu trabalho, Tocqueville atesta que o meio mais eficaz de se prevenir a pobreza nas classes agrícolas é a divisão da propriedade, sendo dever do governo e das pessoas trabalhar para que isso se realize. No tocante ao desenvolvimento da responsabilidade no operariado urbano, o objetivo era estimular no proletário o surgimento de um interesse pessoal em sua fábrica, o que geraria efeito semelhante à divisão da propriedade fundiária na área rural. Desse modo, o ideal seria que, a partir dos salários, os trabalhadores pudessem fazer uma poupança e, assim, reunir lucros que os permitiria instaurar uma propriedade independente. Com isso, evitar-se-ia a concentração das propriedades imobiliárias nas mesmas mãos e seus efeitos negativos.
Sobre a poupança do proletariado, esta seria destinada a uma instituição que administrasse o dinheiro de tal forma que, por um lado, receberia a poupança dos pobres que estivessem em condições de emprestar dinheiro e, por outro lado, emprestaria esse dinheiro a juros para os pobres que estivessem necessitados de empréstimo. Através desse sistema bancário, haveria a garantia de que não houvesse a interferência de um Estado incapaz de controlar seus gastos, além da certeza da geração de lucros e rotação de capital entre a camada mais excluída da sociedade.
Nota-se aqui o sentido liberal da democracia de Tocqueville, no qual há a intersecção entre o interesse individual e o coletivo, com o incentivo à livre consciência e à responsabilidade pessoal e a tendência à formação de um Estado descentralizado, onde inexiste o autoritarismo e o despotismo.
Sendo assim, evidenciam-se três pontos principais na filosofia tocquevilliana. São eles: o cristianismo, a solidariedade com seus concidadãos e o dever de testemunhar a verdade histórica que descobriu na sua passagem pelos Estados Unidos. O primeiro ponto justifica-se pela noção de que todos os seres humanos são iguais e, por isso, podem aspirar aos benefícios da liberdade. Sobre isso, escreve : “Todos os grandes escritores da Antigüidade faziam parte da aristocracia dos senhores, ou pelo menos viam essa aristocracia estabelecida sem contestação ante os seus olhos; (...) foi preciso que Jesus Cristo viesse à terra para compreender que todos os membros da espécie humana eram naturalmente semelhantes e iguais”.
Em relação ao segundo ponto, Tocqueville afirma que a sociedade deve atuar de forma a impedir o surgimento do despotismo. Quanto a isso, afirma : “Eu creio que cada um de nós deve prestar contas à sociedade, tanto dos seus pensamentos quanto das suas forças. Quando vemos os nossos semelhantes em perigo, é obrigação de cada um ir em socorro deles”.
Finalmente,
...