Trabalho Do Aprendiz
Por: cassiopena • 4/4/2024 • Projeto de pesquisa • 979 Palavras (4 Páginas) • 95 Visualizações
TRABALHO DO APRENDIZ
O Manual de Instrução do Grau de Aprendiz, é um instrumento importante que nos fornece orientações detalhadas que nós maçons do grau de Aprendiz devemos seguir. As instruções visam garantir que os membros compreendam os princípios e símbolos da Maçonaria e como aplicá-los em sua jornada de aprendizado e crescimento maçônico.
A primeira e segunda instruções do grau de Aprendiz estabelecem as bases iniciais para o conhecimento e a compreensão que os maçons recém-iniciados devem adquirir.
Primeira Instrução:
Na primeira instrução, o Aprendiz é introduzido à Maçonaria e aos seus princípios fundamentais. Isso inclui a importância da ética, moralidade e da busca por autoaperfeiçoamento.
Somos instruídos sobre os três pilares da Maçonaria: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. A Liberdade se refere à liberdade de pensamento e expressão, Igualdade significa que todos os maçons são iguais perante a lei maçônica, e Fraternidade destaca a importância das relações fraternas e respeitosas entre os membros.
Os símbolos maçônicos iniciais, como o Esquadro, o Compasso e a Régua, são introduzidos e seus significados são explicados. Esses símbolos representam a busca pela retidão moral e a harmonia na vida do Aprendiz, também é nessa primeira instrução que somos instruídos sobre os segredos do grau, a palavra, sinal e toque.
A régua de 24 polegadas nos lembra que devemos apreciar as 24 horas em que está dividido o dia, empregando-a com critério na meditação, no trabalho, no descanso físico e no espiritual.
Somos recebidos como Neófito, Pedra Bruta, onde deveremos desbastar nossas arestas e as asperezas, a fim de tornar-se elemento útil à construção do edifício moral e espiritual que a maçonaria propõe a construir. Mas a argamassa utilizada para tal feito, não deverá ser qualquer uma, devemos aperfeiçoar nossas ações e trabalhos, pois, o coração humano é cheio de imperfeições dos erros, orgulho e vaidade. Saibamos que a liberdade de consciência só será útil quando dominarmos a razão e assim nos guiar sem sacrificar os nobres instintos da consciência à avidez das paixões materiais, amassando o cimento místico, elementos essenciais para nosso ressurgimento espiritual e transformação moral.
Segunda Instrução:
A segunda instrução continua a explorar os símbolos e a filosofia maçônica. A nós Aprendizes é instruído sobre a importância do Templo, que representa o espaço sagrado onde realizamos nossas cerimônias.
E abordado sobre a importância do silêncio e da concentração durante nossas Oficinas. O silêncio é visto como uma ferramenta para alcançar a introspecção e a comunhão com a Divindade.
A instrução também explica o papel do Aprendiz em sua jornada pessoal de autodescoberta e crescimento espiritual. Ele é incentivado a buscar a luz da sabedoria e a trabalhar em direção à evolução pessoal.
O estudo das antigas Escrituras Sagradas (como a Bíblia) é incentivado como parte do desenvolvimento moral e espiritual do Aprendiz.
O Painel da loja, representa o caminho que devemos trilhar para atingir, pelo trabalho e pela observação o domínio de nós mesmos.
A geometria de nossa loja, simboliza a universalidade de nossa instituição e mostra que a caridade do Maçom não tem limites, a não ser os ditados pela prudência.
Nossa loja é sustentada por três grandes colunas, Sabedoria, Força e Beleza. Representando que a Sabedoria, Força e Beleza devem andar lado a lado, sendo uma complementada pela outra, pois de nada adianta sabedoria e força sem beleza, do mesmo modo, Sabedoria e Beleza sem força.
A Escada de Jacó, representada pelo infinito, é composta de muitos degraus cada um deles representa uma das virtudes exigidas de nós Maçons, no caminho pela busca da perfeição. Nela
...