TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência

Por:   •  26/11/2015  •  Ensaio  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A maior parte das pessoas pensa que a violência se manifesta apenas quando à violência física, mas não é verdade: a violência engloba também a violência verbal e psicológica. Agressividade é um complemento da violência.

A violência é um problema que atinge milhares de pessoas. É praticada por qualquer pessoa e pode ser realizada contra quase tudo – pessoas, animais e objectos.

Realizamos este trabalho em busca de mais conhecimento próprio. Este género de assunto não é debatido em muita profundidade, mas é cada vez mais comum.

Violência e agressividade.

No mundo existem várias formas de violência, por exemplo: o preconceito, as agressões físicas e verbais, o bullying, a homofobia e a violência contra a mulher, entre outras. A violência é a conduta que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objecto. Prejudica a integridade física ou psicológica chegando a atentar contra a vida de outros. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.

A noção de violência afasta-se da de força, palavra que costuma estar presente quando se pensa em violência. A violência caracteriza-se pela ação devassa, impaciente e baseada na fúria, que não tenta dialogar ou fazer prevalecer a sua opinião, apenas o demonstra a partir da violência.

Agressividade é ter vontade de cometer um ato de violência contra outro humano. Pode ser também o conjunto de tendências que pretendem causar danos a outras pessoas, destruí-las, ou até mesmo humilhá-las.

A pessoa agressiva é alguém que reage a tudo como se fosse uma disputa, uma prova às suas capacidades mentais. Para uma pessoa agressiva por natureza, a crítica é avassaladora.

Para o desenvolvimento de uma relação sem agressividade são precisas paciência, dedicação e confiança.

Tipos de violência.

Violência patrimonial- É entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades. Geralmente as mulheres sofrem violência patrimonial por seu pai e marido na sucessão ou acesso a bens familiares e também no cônjuge quando as divergências se instalam na vida da familia. Ao optar pela separação, a mulher faz a denúncia competente. Então, o companheiro destrói os seus bens, os bens que ambos adquiriram conjuntamente. Ou quando ele coloca para fora do lar: "A casa é minha. Os filhos sao seus. Então, eu fico com a casa."

Violência moral- É ação destinada a caluniar, difamar ou injuriar a honra ou a reputação de alguém. É quando fazemos ofensas pessoais, mexendo assim com a moral de outra pessoa, ofendendo. Existem muitas situações em que magoa mais a violencia moral do que propriamente a fisica. É um tipo de violência cujos resultados não vemos de imediato, ela vai tirando a energia de uma pessoa no seu psicológico, acabando por a levar futuramente a ter distúrbios. A maioria dos suicídios é, pois, uma decorrência da submissão à violência moral sofrida pelas vítimas, infelizmente.

Violência fisica-

Violência psicologica-

Violência insitucional-

Conclusão

Compreendemos que o conceito de violência abrange pequenos atos , pequenas ações que passam despercebidas se não estivermos atentos.

Através do nosso trabalho queremos que as pessoas consigam ver que a violência nos dias  é cada vez mais praticada e já não se esconde. Numa sociedade a violência é vendida publicamente sem que se tomem medidas.

Não nos podemos deixar levar por este tipo de situações que, de dia para dia se tornam mais evidentes e mais vulgarizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com