Ética E Moral
Pesquisas Acadêmicas: Ética E Moral. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 28205979553 • 10/3/2015 • 1.732 Palavras (7 Páginas) • 216 Visualizações
COMUNICAÇÃO E MARKETING
ALEXANDRE ARAUJO MOREIRA
FILOSOFIA
Porto Seguro-Ba
2014
ALEXANDRE ARAUJO MOREIRA
FILOSOFIA
Avaliação acadêmica apresentada ao Curso de Comunicação e Marketing da UNIFACS EAD, com requisitos para elaboração da atividade virtual da disciplina Filosofia dos conteúdos e estudados.
Profª Naurelice Melo
Porto Seguro-Ba
2014
SUMÁRIO
1. ATIVIDADE
1.1 1ª QUESTÃO 4
1.2 2ª QUESTÃO 5
1.3 3ª QUESTÃO 6
1.4 4ª QUESTÃO 7
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 8
1ª Questão:
O texto começa com afirmação preconceituosa quando o autor refere-se ao milho de pipoca como sendo “mirrado, subdesenvolvido e espiga nanica” e faz pré-juízo quando diz que “Pois o fato é que, sob o ponto de vista do tamanho, os milhos da pipoca não podem competir com os milhos normais”. Claramente estas afirmações nega o que está posto sem que antes seja compreendida, e ao rejeitarmos o modo de significação da realidade, ao propormos o nosso modo de entendimento, criando nossos conceitos e, assumimos posturas questionadoras. Diante do exposto ficam claras as atitudes filosóficas. A atitude filosófica nos faz refletir que não devemos criar ou fazer julgamentos precipitados, temos que compreender e entender o significado das coisas, ser questionador, não aceitar os que nos é imposto com real e cria nossos conceitos. Desta forma entenderemos que para nossas mudanças não precisam passar por provações a base de ferro e fogo, e ao ignoramos estas possibilidades ai sim nossa transformação será pelo poder simbólico do fogo.
2 ª Questão:
A Inversão da Realidade é a ideologia que esconde como os homens devem associar-se para sobreviverem. Uma vez que a desigualdade social existente e escondida, podendo não ser percebida. O trabalhador é considerado livre podendo trabalhar com que estiver disposto a pagar pelos seus serviços, porem, condicionados as normas capitalistas de organização do trabalho e do que produz para aquisição de bens materiais. Tudo que é produzido, o dinheiro, condições para realizar o trabalho e o seu valor estão submetidos a propriedade privada capitalista, assim o trabalhador não é o criador dos frutos do seu trabalho, sentindo-se um estranho diante da sua obra.
A Fetichização da mercadoria é um fenômeno social e psicológico onde as mercadorias parecem ter o domínio sobre o produtor e encanta o consumidor parecendo ser real com vida independente, quando o consumidor harmoniza com o produto parece ter ouvido “ Me leva com você” “Vai ficar bacana em você”, “a ideologia vale-se deste processo e transforma as relações entre homens em relações entre coisas” (ARAUJO, 2003, p. 165).
As mais íntimas reações das pessoas estão tão completamente reificadas para elas próprias que a ideias de algo peculiar a elas só perdura na mais extrema abstração: personality significa para elas pouco mais do que possuir dentes deslumbrantemente brancos e estar livres do suor nas axilas e das emoções. Eis aí o triunfo da publicidade na Indústria Cultural, a mimese compulsiva dos consumidores, pela qual se identificam às mercadorias culturais que eles, ao mesmo tempo, decifram muito bem (ADORNO/HORKHEIMER,1985, p.156).
Tenho certeza que prováveis soluções são de conhecimento de todos, reforço aqui que o exercício da Ética e da Moral, valorização do homem, fazendo valer os seus direitos e deveres com respeito e dignidade, que realmente seja levado a serio a educação, os programas de erradicação da pobreza. E que tenhamos consciência que estamos neste universo por ideologia e não por simples simpatia.
3 ª Questão:
Começo citando a frase do pensador (DE CESARO) “Nos corrompemos com os sonhos dos bens materiais, jogamos a ética e a moral no lixo. Como cobrar excelência de comportamento da juventude?”
Sendo a ética a parte teórica para princípios de conduta, e quando exercitamos a ética e, é, colocada em pratica, todos os formadores de opinião são unanime em afirmar que neste momento exercemos a moral. Sendo que diante desta afirmação existe sim diferença entre Ética e Moral. Cito no esporte, quando o árbitro é duramente criticado por outros árbitro diante
...