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Ética E Moral

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Por:   •  27/3/2015  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

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ÉTICA E MORAL

Qual a diferença entre moral e ética?

Em primeiro lugar, observe-se a origem das palavras. „Ética“ vem do grego „ethos“, e significa

hábito. „Moral“ vem do latim „mores“ e significa „hábito, costumes“. Ou seja, do ponto de vista

puramente filológico não haveria motivo para se distinguir as duas expressões (a não ser, é claro,

que se faça estudos filológicos muito precisos e se estude a diferença entre o significado de „ethos“

para gregos e „morus“ para os latinos).

Fato é que mesmo no mundo filosófico existe um certo caos terminológico neste respeito.

Especialmente na tradição teológica: o que os protestantes chamam de ética, os católicos chamam

de moral.Em geral, procura-se seguir a seguinte distinção: enquanto a moral é uma ciência

descritiva (descreve como os seres humanos de uma determinada cultura de fato agem) a ética é

normativa (ele determina como eles deveriam agir). Dando um exemplo: sair nu pela Rua da

PRAIA(RUA MOVIMENTADA

EM PORTO ALEGRE. (em geral não se faz isso), mas não

antiético (afinal, não se está fazendo mal a ninguém!). Mas observe: nem todos os filósofos fazem

tal distinção: o grande Kant, por exemplo, tende a usar „moral“ no sentido que aqui explico como

„ética“! Portanto: sempre observe de quem se está a falar.

Além disso, as coisas não são tão fáceis como na distinção proposta: o que em geral não se faz

numa sociedade pode ser prejudicial e assim talvez automaticamente anti-ético (a nudez na Rua:DA

PRAIA(RUA DE MAIOR MOVIMENTO DE PESSOAS EM PORTO ALEGRE), poderia estar

pervertendo adolescentes, levando-os para um „mau caminho“, por exemplo, e isto já seria

antiético). Além disso chama-se ética, em geral, diferindo novamente da moral, a ciência que trata

apenas do conhecimento natural (não aquele revelado por Deus na Bíblia) sobre o Bem e o Mal. Ou

seja, um ateu deveria por si só, sem crer na Bíblia, saber o que é Bem e o que é Mal. A ética se

basearia portanto apenas na capacidade individual e natural da razão

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