A Climatologia
Por: DMAS17 • 24/6/2015 • Trabalho acadêmico • 4.768 Palavras (20 Páginas) • 345 Visualizações
Orientação e localização espacial
- O ancestral humano, que era nômade, se orientava através de acidentes geográficos (montanhas, elevações, encontros de ambientes distintos, onde entre esses dois ambientes funcionavam como ponto de referencia que geravam receio de cada morador de um habitat). Um exemplo é a pradaria que se encontra com a floresta de coníferas, e também as curvas dos rios onde na época de estiagem é possível a passagem;
- O homem passou a ser sedentário, inovando técnicas e assim passaram a se orientar através da observação dos astros em suas diferentes localizações em determinada época do ano.
- O homem moderno ocidental depois de 500 anos entra em contato com as técnicas orientais e cria a bussola e outros instrumentos para assim construir sua própria ciência e entender e tirar proveito do espaço;
- Nos dias de hoje (desde a década de 70), o homem passa a se orientar e navegar por sistemas orbitais, no qual servem para orientar e navegar por sistemas orbitais, no qual servem para orientar em equipamentos como:
- GPS- Global Position System – Criado em 1973 para fim militar e depois de uso cívico, só que há 20% de erro em sua localização, sendo de propósito para não esta correto, pois quanto maior for a distancia pesquisada, maior será o erro. É composto por 24 satélites.[pic 1]
- Glonass- criado em 1970 com termino em 1995, para se tornar concorrente do GPS, sendo de uso militar da antoga URSS. Depois teve precisão de 10m relativo a distancia sendo de finalidade cívica hoje em dia.
- Ursa maior (Beidou) – Criado na China, composto por 20 satélites, iniciado projeto em 2000 e concluído em 2012, possuindo precisão de 10m, sendo de uso cívico e militar para a Ásia.
- IRNSS (Índia) e OZSS (Japão)—Estritamente uso militar.
- Satélites Ambientais Brasileiros – formado por um grupo satélites para monitoramento ambiental, a precisão não é muito boa, sendo produzido com tecnologia brasileira com parceria chinesa para lançamento por foguetes dos mesmo.
- Rosa dos ventos
- Os pontos cardeais
- Norte (N) – Setentrional ou Boreal
- Sul (S) – Meridional ou Austral
- Leste (L ou E) – Oriental, Oriente ou Nascente
- Oeste (O ou W) – Ocidental, Ocidente ou Poente.
Foi também a partir do movimento aparente do Sol que se criou a constru-ção da Rosa dos Ventos.[pic 2]
- Pontos colaterais
Ficam entre os pontos cardeais:
- Nordeste (NE) – entre norte e leste;
- Sudeste (SE) – entre sul e leste;
- Sudoeste (SO) – entre sul e oeste;
- Noroeste (NO) – entre norte e oeste.
- Pontos subcolaterais
Ficam entre os pontos cardeais e os colaterais:
- NNE = Nor-Nordeste NNO = Nor-Noroeste
- ENE = És-Nordeste ESE = És-Sudeste
- SSE = Su-Sudeste SSO = Su-Sudoeste
- OSO = Oés-Sudoeste ONO = Oés-Noroeste
- Bussola [pic 3]
Ela sempre é atraída para o polo norte magnético, logo esse será o sul, mas não o sul magnético da Terra e sim o geográfico. O conhecimento utilizado para sua criação foi o enorme ímã que a Terra constitui. Esse instrumento que permitiu grande avanço para a orientação do homem e das navegações.
- Diferença entre polo norte Geográfico e Polo norte Magnético
[pic 4]
O Polo norte magnético sempre existiu já os Polos norte e Sul geográfico foi determinado pelo homem para orientação. O polo norte geográfico estar deslocado 23°27’30’’ do magnético, no qual este muda sua localização de tempos em tempos dependendo do movimento. Esse polo norte geográfico estar 90° em relação a linha do equador. Os polos geográficos são os lugares onde o eixo de rotação da Terra corta a superfície do planeta. Já os polos magnéticos são os pontos do planeta em que um ímã aponta para baixo, formando um ângulo de 90° com o chão. Esse fenômeno acontece, pois a Terra também é um ímã gigante.
- As demarcações e as estações da Terra
O equador celeste é uma linha imaginaria que serve para delimitar a linha do equador da Terra, o seu diâmetro é de 12756 km, mas esse nçao é o seu diâmetro.
O movimento de rotação proporciona os dias e as noites.
O movimento de Translação da Terra proporciona as estações do ano.
- Solstício de verão: 21 a 23 de dezembro no hemisfério Sul, neste momento vai ser inverno no hemisfério Norte. A ocorrência de maior horas iluminadas e acaba por ter noites menores;
- Equinócio de Outono: aproximadamente 21 de março no hemisfério Sul, neste momento vai ser primavera no hemisfério Norte. Dia e noite com mesma duração;
- Solstício de Inverno: 21 a 23 de junho para o hemisfério Sul, neste momento vai ser verão no hemisfério Norte, nesta época luz solar atinge no Maximo o circulo polar Antártico (66°32’30’’) levando o polo Sul as escuras;
- Equinócio de primavera: aproximadamente 23 de setembro para o hemisfério Sul. Dia e noite com mesma duração;
O Movimento de Rotação executado pela Terra é um movimento em que está gira em torno do seu próprio eixo, com uma velocidade de 500m/s no equador durando 23h 56 minutos e 45 segundos causando os dias e as noites.
- Incidência dos raios solares
A zona do globo mais aquecida é entre os trópicos de câncer e de capricórnio, não muito preciso, pois não se pode delimitar a linha de divisão, isso é só para melhor entendimento. Esse aquecimento ocorre, pois o raio percorre com menor distancia na parte do meio do globo formando um ângulo reto, ou seja, esse aquecimento também ocorre por causa da perpendicularidade do raio. Essa zona é quente e úmida A intensidade é menor nos polos, pois os raios percorrem maior distancia perdendo energia e atingem a superfície num ângulo agudo.
...