A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
Por: Fabiana Deoli • 26/4/2018 • Trabalho acadêmico • 9.528 Palavras (39 Páginas) • 348 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10][pic 11][pic 12]
VICTOR HUGO RODRIGUES DA SILVA
[pic 13]
DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
8° ano do fundamental
Subtítulo do Trabalho, se Houver
SILVA, Victor Hugo Rodrigues. DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: Economia ou meio ambiente? 2016. 37 paginas. Projeto de Ensino de Geografia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Suzano, 2016.
RESUMO
A questão global entre produção e consumo de energia trazem à tona qual a melhor fonte de energia para cada país em questão. Será necessária a observação de questões ambientais amplamente discutidas pela ONU, ONGs, autores consagrados; de artigos de revista a fóruns mundiais, e as consequências destas reuniões e protocolos assinados e a compreensão entre produção, consumo e conservação. Tal questão traz grande importância socioambiental no presente e futuro, e consecutivamente, dentro do universo escolar, a importância da educação ambiental e econômica para uma nova geração, se faz extremamente necessária. Diante de um cenário tão complexo de sustentabilidade e múltiplas contradições econômicas e ambientais, faz necessário mostrar ao educando as diversas e divergentes opiniões, juntamente a realidade heterogênea situada entre os países, quanto à produção e consumo de energia. Será trabalhada a produção e consumo de energia, as fontes de energia não renováveis e renováveis, e os impactos positivos e negativos. Para o desenvolvimento prático deste projeto serão necessários dez planos de aula. O recurso indispensável para tal será o aparelho de data show, que será utilizado com frequência. A avaliação está alicerçada na participação individual dos alunos e no desenvolvimento alcançado nas atividades propostas. Através de provas, exercícios, produção textual, leitura de mapas, gráficos e tabelas.
Palavras-chave: Produção. Consumo. Conservação. Conscientização. Desenvolvimento Sustentável.
SUMÁRIO
Introdução_____________________________________________________5
1. Referencial Teórico____________________________________________7
1.1 As transformações ambientais e o fator antrópico____________________7
1.2 Um problema de interesses globais______________________________ 9
1.3 Educação Ambiental__________________________________________9
1.4 A ação pedagógica___________________________________________10
1.5 A Degradação ambiental através da produção e do consumo__________11
1.6 O crescimento populacional como degradação ambiental_____________13
1.7 Economia e meio ambiente_____________________________________14
1.8 As fontes de energia: produção ou preservação?____________________16
2. Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino__________________20
2.2 Justificativa_________________________________________________ 20
2.3 Problematização_____________________________________________ 23
2.4 Avaliação__________________________________________________ 24
2.5 Cronograma________________________________________________ 24
2.6 Sequência didática___________________________________________ 26
3. Considerações Finais__________________________________________31
4. Referências__________________________________________________33
5. Anexos_____________________________________________________ 35
INTRODUÇÃO
O mundo vem passando por grandes transformações nos últimos séculos através da evolução tecnológica, com ênfase na revolução industrial, porém em evolução década após década, o que tem proporcionado alta “degradação ambiental” - que é o nosso enfoque central - por parte da desregulada e predatória obtenção dos recursos naturais, e que através das consequências notórias evidenciadas pelas transformações climáticas e pelo esgotamento dos recursos naturais. Tal assunto tem importância global entre as nações e por isso será tratado neste trabalho, que também abordará a lenta evolução do planeta Terra e suas transformações, compreendendo a evolução tecnológica, da produção e do consumo da sociedade humana, mas enfatizara as relações econômicas e ambientais desde o local até o global, suas contradições, suas necessidades, buscando o melhor caminho para o “desenvolvimento sustentável” que se tornou um tema de grande relevância, pois estaria o mundo a beira de um colapso? Ou é apenas uma nova fase na história da humanidade, podendo ser contornada?
Subsidiar a produção e o crescimento da economia e ao mesmo tempo preservar os recursos naturais para as próximas gerações, nos leva ao conceito de desenvolvimento sustentável, exigindo uma nova maneira de pensar a produção, consumo e preservação do planeta, não apenas da ONU, ONGs, ou países pensem de tal forma, mas também da sociedade. O mundo precisa de uma sociedade global que saiba utilizar, de forma adequada à preservação do meio ambiente, os recursos naturais; pessoas bem educadas, econômica e ambientalmente, conscientes desde uma ação social individual, quanto a uma ação conjunta com sua nação ou como o mundo. Consecutivamente será abordada a importância da educação ambiental dentro da escola e ação pedagógica coerente quanto ao tema, o 8° ano do ensino fundamental entra em cena, pois essa faixa etária se encontra em uma transformação psicológica e social; a visão de mundo começa a se ampliar, e tal consciência não se deve chegar mais tarde – este é o momento certo de trazer à tona tal questão, que ainda poderá ser enfatizada com horizonte maior no ensino médio. O objetivo é propor um estudo parcial, tanto em questões territoriais, quanto nos tipos de fontes. Produção e consumo de energia, os impactos positivos e negativos serão questões constantes durante a exposição e problematização dos conteúdos escolhidos (degradação ambiental, as transformações do planeta, as fontes de energia não renováveis e renováveis), estes possibilitarão ao educando uma visão mais ampla sobre a relação entre economia e ambiente, pois o conduzirá a uma análise das diferentes interesses que estão na produção, consumo e preservação, possibilitando uma visão, sobre qual a melhor fonte de energia a ser utilizada segundo o contexto que se apresenta, e observar assim, a utilidade de cada qual segundo o que cada região possui de recurso para a produção de energia.
...