TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Defina visão etnocêntrica

Por:   •  6/11/2017  •  Resenha  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  1.271 Visualizações

Página 1 de 5

GEOGRAFIA

  1. Defina visão etnocêntrica.

O julgamento do “outro” com base em valores e modelo de vida própria, do “eu”.  Assim, a analise da outra cultura tende a considerar a sua como referencia, como a ideal e a mais avançada. Passa-se, então, a desprezar a cultura do outro. A partir daí, não se consegue entender as diferenças culturais existentes em relação a outros grupos étnicos, o que pode provocar sentimentos de medo e hostilidade. No entanto a visão etnocêntrica avalia o mundo e os diferentes grupos étnicos a partir de valores e padrões de comportamento aceitos pelo seu próprio grupo. Nesse sentindo, serviu e continua servindo para justificar a opressão de comunidades étnicas distintas e a conquistas de povos e territórios por grupos que se consideram superiores aos demais.

  1. Defina identidade étnica.

É o resultado de fatores construídos historicamente, como a ancestralidade comum, as formas de organização da sociedade, a língua e a religiosidade. É também uma forma de legitimação de determinada realidade e de determinado modo de vida socialmente construído.

  1. Explique o que é relativismo cultural.

É a atitude de olhar outra cultura ou um elemento cultural de forma a compreender que os indivíduos são condicionados a terem um modo de vida específico e particular de acordo com o processo de endoculturação, sendo entendido que seus sistemas de valores são próprios de sua cultura. É importante para que as culturas não sejam estratificadas em camadas hierárquicas, como se existisse “cultura pior” e “cultura melhor”.

  1. Cite dois aspectos marcantes da Civilização Ocidental.

O individualismo, conceito segundo o qual a liberdade do individuo se afirma sobre a sociedade, e o consumismo, outra importante característica da sociedade ocidental que está apoiado em dois princípios fundamentais da sociedade capitalista: busca constante por inovação e acumulação de bens.

  1. Fale brevemente sobre a Revolução Industrial e sobre a Revolução Francesa.

A revolução industrial ocorreu durante a segunda metade do século XVIII e deu impulso ao desenvolvimento e à expansão capitalista, à acumulação de capital e a difusão das relações de trabalhado assalariado. A revolução francesa ocorreu em 1789 e contribuiu para a generalização dos ideais do Iluminismo e dos valores democráticos de igualdade dos indivíduos perante a lei.

  1. Como é o universo indígena brasileiro?

É bastante diversificado. Algumas nações indígenas mantêm a sua identidade e as suas tradições, apesar de terem algum grau de contato com o restante da sociedade. Há também nações que só falam o português e adquiriram hábitos da civilização ocidental, com o consumo de produtos industrializados. Existem, ainda, alguns grupos indígenas que se mantêm isolados em áreas próximas as fronteiras ou de difícil acesso, sem nenhum contato com outras comunidades.

A maior parte da população indígena vive na Amazônia. Nessa região os indígenas ainda ocupam grandes extensões de terra e conseguem reservar seu modo de vida tradicional. Em outras regiões, especialmente no centro-sul do Brasil, as terras são menores e algumas vezes abrigam aldeias muito povoadas. Em áreas insuficientes para prover o sustento e sobrevivência da comunidade, os indígenas são obrigados a recorrer às cidades mais próximas em busca de recursos e de trabalho. Essa integração forçada os coloca em situação de marginalidade no novo meio.

  1. O que são Terras Indígenas?

São terras habitadas por um ou mais povos indígenas e por eles utilizadas para suas atividades produtivas. Trata-se de um tipo especifico de posse que não se confunde com o conceito civilista de propriedade privada.

  1. Comente sobre o racismo no Brasil.

No Brasil Afrodescendentes ganham salários mais baixos que os braços e tem um menor grau de escolaridade. Alem disso a origem étnica dificulta a inserção do individuo no mercado de trabalho, fazendo-os ser mais atingidos pelo desemprego e a maioria dos que conseguem trabalho exerce atividades de baixa qualificação.

  1. O que são quilombolas?

São chamados quilombolas as comunidades de quilombos, formadas por escravizados fugitivos e também ex-escravizados que receberam doações ou conseguiram comprar terras.

  1. Defina conflitos étnico-nacionalistas

.São conflitos históricos de origens diversas que estão relacionados, de modo geral, à formação de países que abrigam diversas nações.

  1. Quais os principais fatores que motivam as lutas de cunho nacionalistas?
  • Não aceitação das diferenças étnicas e culturais
  • Existências de privilégios impostos pela supremacia de um grupo sobre o outro
  • Interesses econômicos de determinados grupos sociais
  • Desejo das nações de constituírem seus próprios Estados.
  1. O que pregam o nacionalismo extremista?

O usa da força para defender seus interesses e consideram o outro, em função das diferentes étnicas, como inimigos e adversários. Nessa concepção, o nacionalismo confunde-se com o racismo e xenofobia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com