A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR
Por: Caroline Santos Gonçalves • 1/10/2022 • Monografia • 5.672 Palavras (23 Páginas) • 127 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - POLO SÃO BORJA
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
LUCIANE DE ABREU DOS SANTOS
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR
São Borja
2022
LUCIANE DE ABREU DOS SANTOS
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Geografia EaD/UAB, da Universidade Federal do Pampa, como requisito para obtenção do Título de Licenciado em Geografia
Orientador: Prof. Dr. José Francisco Martins Borges
São Borja
2022
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Geografia EaD/UAB, da Universidade Federal do Pampa, como requisito para obtenção do Título de Licenciado em Geografia
Trabalho de Conclusão de Curso defendido e aprovado em:
Banca examinadora:
[pic 1]
Prof. Dr. José Francisco Martins Borges
Orientador
(Universidade Federal do Pampa – UAB/UNIPAMPA)
[pic 2]
Profa. Ma. Tatiane de Fátima da Silva Pessôa
(UNISC-EaD)
[pic 3]
Profa. Esp. Edimara Triches
(SEMED-MARAU)
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR
Luciane De Abreu dos Santos[1]
RESUMO
Neste trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos impactos sociais da Educação Ambiental no âmbito escolar e o seu desenvolvimento social e sustentável, aonde iremos abranger a formação do homem como uma prática social na sustentabilidade do planeta, pois no cenário atual lidamos com o crescente processo de industrialização que vem contribuindo ao longo dos anos com a degradação ambiental, onde afeta a qualidade de vida como um todo da população. O resumo apresenta a forma qualitativa, pois com a pesquisa se concorda que a educação tem só dados quantitativos. Como objetivo geral a educação ambiental vem com o objetivo de formar cidadãos e uma sociedade mais ativa na identificação dos problemas, agilizando a sua prevenção e soluções. Por isso a aplicação de atividades práticas como forma de permitir a causa coletiva e ferramenta na formação de uma sociedade ambientalmente responsável. Ao reproduzir situações e desafios aos cidadãos o trabalho conclui algumas mudanças realizadas nas escolas, levando em consideração os novos componentes curriculares que são indispensáveis no ensino da Educação Ambiental.
Palavras chave: Educação Ambiental; Sociedade; Qualidade de vida; Industrialização;
ABSTRACT
This work aims to analyze the social impacts of Environmental Education in the school environment and its social and sustainable development, where we will cover the formation of man as a social practice in the sustainability of the planet, because in the current scenario we deal with the growing process industrialization that has contributed over the years with environmental degradation, which affects the quality of life as a whole of the population. The work was done in a qualitative way, because with the research it is agreed that education does not only have quantitative data. As a general objective, environmental education comes with the objective of training citizens and a more active society in the identification of problems, speeding up their prevention and solutions. That's why the application of practical activities as a way to allow the collective cause and tool in the formation of an environmentally responsible society. By reproducing situations and challenges to citizens, the work concludes some changes made in schools, taking into account the new curricular components that are indispensable in the teaching of Environmental Education.
Keywords: Environmental Education; Society; Quality of life; Industrialization;
1 INTRODUÇÃO
A educação escolar vem refletindo os fatos sociais. Nossa realidade permite perceber como a escola sendo uma instituição educacional tem o importante papel no auxílio da formação humana, pois é através da educação que podemos construir uma boa cidadania. Podemos perceber que nas últimas décadas, os setores ambientais e socioeconômicos sofreram grandes impactos, aonde se observa a extinção de alguns seres vivos e o desequilíbrio do nosso ecossistema. A exclusão social teve um aumento considerativo após o aumento no número de famílias pobres, pois hoje vivemos em uma crise ambiental com consumismo demasiado.
...