A EVOLUÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA
Por: Daidopromo • 24/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.645 Palavras (11 Páginas) • 3.165 Visualizações
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
AGRICULTURA E PECUARIA
RELACAO ENTRE AGRICULTURA E PECUARIA
EVOLUCAO DA AGRICULTURA E PECUARIA
SISTEMAS AGRARIOS
AGRICULTURA TRADICIONAL
AGRICULTURA ITINERANTE
CARACTERISTICAS
AGRICULTRA SEDENTARIA DE SEQUEIRO
CARACTERISTICAS
AGRICULTURA ASIA DAS MONÇOES
CARACTERÍSTICAS
AGRICULTURA DE OASIS
AGRICULTURA MODERNA
CARACTERÍSTICAS
A PECUÁRIA
TIPOS DE PECUÁRIA
IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NA ECONOMIA DOS PAÍSES
PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS DERIVADOS DA ACTIVIDADE AGROPECUÁRIA E SUA CONSEQUÊNCIAS
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Neste trabalho estão espelhados por completo todos os temas que contem no índice, temas relacionados com o conceito da agricultura e Pecuaria, a relação entre Agricultura e Pecuária, Evolução da Agropecuária, Agricultura Moderna, entre outros subtemas tive óptimas fontes para o trabalho por isso espero que goste. E desejo uma óptima leitura ao caro leitor.
AGRICULTURA E PECUARIA
E um ramo da geografia humana que estuda a artificialista do meio natural pelo homem para o desenvolvimento de espécies vegetais e animais, englobando os sistemas agrários que enquadram as formas do campo, a divisão das propriedades, a associação das culturas, as técnicas e praticas agrárias. Em resumo Agricultura e um conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas e a Pecuária é a actividade que envolve a criação de gado.
RELACAO ENTRE AGRICULTURA E PECUARIA
A agricultura e a pecuária são as actividades mais antigas desenvolvidas pelo homem. Foi através do cultivo das plantas e domesticação dos animais que se deu a evolução humana no sentido de estabelecer uma comunidade sedentária e criar meios de subsistência para essas comunidades. Até hoje a agricultura e a pecuária são essenciais para a vida dos homens produzindo matérias-primas para diversas indústrias assim como bens de consumo directo a exemplo de uma grande variedade de frutas, verduras, legumes, cereais e carne de diversos animais. Essas actividades se desenvolveram muito ao longo dos anos, principalmente nos países de primeiro mundo, contando com máquinas para facilitar o trabalho e pesquisas nas áreas de alimentos e até mesmo remédios para animais e para os humanos, descobrindo utilidade para vários tipos de plantas.
EVOLUCAO DA AGRICULTURA E PECUARIA
A necessidade de o homem se alimentar esteve sempre ligada na descoberta da agropecuária. A produção, ao consumo e a troca de produtos foi provocando transformações no espaço onde o homem esta inserido. Na antiguidade o excedente da produção rural constituía o tributo pago aos governantes e sacerdotes, habitantes das cidades.
Na idade média, a agricultura manteve-se como a base económica. Nessa altura, o trabalho agrícola cabia aos servos, e o excedente da produção alimentava os senhores feudais e os seus exércitos.
Com a revolução industrial, começa a grande mudança. As relações entre campo e cidade mudou radicalmente, só as cidades podiam oferecer condições necessárias para nascimento da grande indústria que eram a concentração de mão-de-obra e o mercado consumidor, além da possibilidade de uso comum da infra-estrutura necessária ao funcionamento das fábricas.
A urbanização passa a acompanhar a industrialização. Ao mesmo tempo que a agricultura liberta mão-de-obra para actividades urbana-indusriais reponde, também, pela produção de uma qualidade crescente de alimentos para as populações das cidades. Passa a haver menos pessoas a produzir no campo e mais pessoas a consumir nas cidades: isso só foi possível graças ao aumento da produtividade agrícola.
Um conjunto de transformações nas técnicas de cultivo como a Revolução Agrícola, precedeu e preparou a Revolução industrial.
Nas economias modernas, o mercado urbano determina a produção agrícola. A produção rural, antes auto-suficiente, especializa-se e passa, de um lado, a atender as demandas da cidade e, de outra, a depender das cidades para o abastecimento de maquinarias, insumo0s e alimentos industrializados. A cidade, antes espaço de consumo e circulação de excedentes da produção agrícola, torna-se centro de transformação industrial e de redistribuição da totalidade dessa produção.
E o que dizer do fornecimento de alimentos nos últimos tempos. Filipe e tal. (2007) Ao abordar esta questão refere que nas últimas décadas conseguiu-se que a produção dos alimentos fosse suficiente para abastecer as populações de forma aceitável mesmo considerando o crescimento destas. Ainda assim, este s alimentos não foram equitativamente distribuídos, tendo muitos deles deteriorados.
As novas terra usadas na agricultura tem sido as marginais e caracterizam-se, fundamentalmente, por ser improdutivas. O excesso de utilização dos solos, a solenização. A erosão e as correntes de água resultantes de enchentes que arraste terras são apontadas pelo mesmo como estando na origem das grandes perdas anuais.
...