A Escassez de Água no Brasil
Por: nina karoline de oliveira • 3/7/2020 • Dissertação • 327 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
O Brasil é um dos países que contem o maior aqüífero do mundo. Entretanto, a sua realidade e de total escassez de água, o que implica numa boa parte da população sem sua utilidade. Sua falta consiste principalmente na má distribuição de seus recursos hídricos e no desleixo populacional que tem se enraizado ao longo do processo histórico brasileiro, em uma série de problemas.
É indubitável que os órgãos constitucionais ao longo do tempo estejam entre suas principais causas, já que sua prioridade são as indústrias e agriculturas capitalistas que gastam uma quantidade absurda de água, desprezando assim as regiões que mais necessitam usufruir de seu uso. Desse modo, pode-se destacar o nordeste brasileiro com uma imagem lamentável de suas condições e, como exemplo disso, o quadro os retirantes do celebre Cândido Portinari, mostra como ainda a região se mantém em pleno século XXI, no cenário pobre e miserável.
Além disso, vale salientar que as questões ambientais também estão aplicadas na problemática do assunto, visto que boa parte da água que se localiza próxima para o uso humano está contaminada troficamente por sua falta de saneamento básico e da primaria forma de se livra dos seus excrementos. O que deixa evidente que a conscientização da população para não jogar lixo nos rios e lagos se torna um passo importante a ser executado, como também economizá-la.
Em virtude do que foi mencionado, se torna claro que a difícil missão de oferecer água para todos, não é de se esperar em meios de crises capitalista. A fim de diminuir o problema, o governo federal poderia abastecer água para as localidades que mais necessitar de seu uso e, não somente isso, mas também procurar meios de recuperação baratos é eficiente a âmbitos aquáticos e todo seu entorno, para que dessa forma minimizem gradativamente os impactos causados.
...