A GLOBALIZAÇÃO E OS IMPACTOS NA ECONOMIA MUNDIAL E NACIONAL
Por: Eduardo Azevedo • 25/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 2.983 Palavras (12 Páginas) • 537 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: HUMANIDADE E TRANSCENDÊNCIA
PROF: ERMANO RODRIGUES DO NASCIMENTO
A GLOBALIZAÇÃO E OS IMPACTOS NA ECONOMIA MUNDIAL E NACIONAL
EDUARDO SANTOS AZEVEDO
RECIFE, 20/05/2016
EDUARDO SANTOS AZEVEDO
A GLOBALIZAÇÃO E OS IMPACTOS NA ECONOMIA MUNDIAL E NACIONAL
Trabalho apresentado à disciplina Humanidade e
Transcendência como requisito parcial à avaliação
do 2º GQ.
Orientador: Prof. Ermano R. Nascimento
RECIFE, 20/05/2016
SUMÁRIO
Introdução........................................................................................................4
1. Origem da globalização................................................................................5
2. O que é a globalização..................................................................................6
3. Impactos da globalização na economia mundial...........................................7
4. Impactos da globalização na economia brasileira.........................................9
5. Globalização e neoliberalismo......................................................................11
Conclusão........................................................................................................12
Referências.......................................................................................................12
INTRODUÇÃO
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países desenvolvidos, cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO
Pode-se definir como um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
O conceito de Aldeia Global (termo criado pelo filósofo canadense Herbert Marshall McLuhan) se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente. A enorme quantidade de informação trocada de forma virtual e eletrônica permite superar distâncias geográficas e permitir trabalhos remotos entre pessoas, empresas e governos. A aldeia global e seu potencial comunicativo desfragmentam espacialmente as sociedades, o que permite que um acontecimento ocorrido numa região do planeta afete a opinião pública em outro local distante.
Nessa aldeia a fronteira é eletrônica, o que está distante dessa conexão fica à margem do “subúrbio global”. Mcluhan defende a ideia que a imprensa retirou o ser humano do sentimento de tribo, o colocando numa leitura individual e distante dos fatos; por outro lado, a mídia eletrônica “retribalizou” o ser humano, o colocando como receptor instantâneo de fatos recém ocorridos. Enquanto que num jornal impresso você lê o que está escrito, na mídia eletrônica, além de ler, você escuta, interage e também se expressa por escrito e oralmente. Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais.
Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica. Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo.
A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite, etc.
Uma outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas, produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos, optando por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas.
O QUE É A GLOBALIZAÇÃO
A globalização é o processo de interligação e interdependência entre as diferentes sociedades e resulta em uma intensificação das relações comerciais, econômicas, políticas, sociais e culturais entre países, empresas e pessoas. Esse fenômeno é possibilitado pelo avanço nos campos das telecomunicações e dos transportes.
...