A Metodologia da Educação
Por: Guilherme AE • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.345 Palavras (14 Páginas) • 165 Visualizações
QUESTÃO 1
A partir das aulas 1, 2 e 3 desenvolva os itens a seguir:
- Apresente as metas e os objetivos das 3(três) primeiras aulas.
Metas | Objetivos | |
Apresentar os conceitos de método e metodologia, suas diferenças e aproximações; introduzir o universo do estudo da Metodologia da Geografia. |
| Aula 1 |
Apresentar a origem da metodologia científica e da ciência moderna, demonstrando sua relação com a modernidade. |
| Aula 2 |
Apresentar dois caminhos de produção de conhecimento da ciência moderna: o caminho indutivo ou empírico e o caminho dedutivo ou racionalista, assim como as influências que exerceram nas correntes filosóficas posteriores, positivistas e neopositivistas. |
| Aula 3 |
- Apresente a estrutura destas aulas a partir dos seus objetivos, ou seja, o conteúdo de cada objetivo das aulas. Cada aula possui 3 objetivos. Assim, a partir deles apresente:
Aula 1- Método e metodologia: considerações históricas e conceituais
Método: seu significado está ligado à ideia de busca, pesquisa.
Metodologia: é o estudo dos métodos, ou seja, significado de metodologia corresponde ao estudo e análise dos caminhos percorridos, dos métodos.
Metodologia científica: é o estudo e avaliação dos métodos científicos, métodos de pesquisa e de investigação utilizados ao longo da atividade da pesquisa. Esses dois caminhos se diferem em dois métodos:
Método de Interpretação que é a concepção de mundo do pesquisador, sua visão da realidade e da ciência. É a forma de ver o real e de representar lógica e racionalmente o mundo e a vida. De acordo com a opinião do geógrafo Robert Moraes, na Geografia existe a ideia de um único método de interpretação comum a todas as ciências. Exemplos: • Positivismo Clássico;
• Neopositivismo ou Positivismo Lógico (1950-1970);
• Materialismo Histórico-Dialético (1980-1990);
• Fenomenologia, Hermenêutica, Existencialismo (1980-1990).
Método de Pesquisa é o conjunto de técnicas utilizadas em determinado estudo. Está relacionado aos problemas operacionais da pesquisa.
Exemplos:
- Descrição de áreas; descrição da população; relação meio e população; descrição de atividades econômicas...
- Descrição numérica de realidades; linguagem matemática; elaboração de modelos espaciais; conferências de modelos...
- Realidade material como base para reflexão; indivíduos reais, suas ações e condições materiais de vida...
- Filosofia idealista, do significado, compreensão; não depende do mundo externo e da condição material da vida...
Metodologia da Geografia é uma área da geografia que se ocupa do estudo dos métodos de pesquisa e interpretação utilizados pela ciência geográfica. A Metodologia da Geografia estuda e avalia as pesquisas desenvolvidas pela ciência geográfica, etapas seguidas em um determinado processo de pesquisa em Geografia. Procura apresentar e avaliar as etapas e o processo de desenvolvimento da pesquisa realizada pela ciência geográfica.
Para consolidar o campo de estudo da Metodologia da Geografia, uma última consideração é necessária: estabelecer a diferença entre Geografia como campo científico e Geografia como materialidade.
Geografia como Ciência refere-se ao campo científico moderno da Geografia, que se consolidou nos últimos trinta anos do século XIX no mundo europeu e norte-americano e no Brasil na década de 1930. Tem como objeto prioritário de estudo a geografia como materialidade, “como é de fato” o espaço geográfico.
Necessita de um objeto de estudo próprio e justificável, um corpo de noções e conceitos, práticas de pesquisa, etc.
Para sua existência é necessária a implantação de modernas instituições de ensino e pesquisa – como as universidades –, reuniões e revistas científicas, etc.
Geografia como Materialidade é produzida pela dinâmica da natureza e pelos engenheiros, arquitetos, artistas plásticos, operários e pelas ações cotidianas do homem comum. É constituída pelas formas espaciais de naturezas distintas, física, biológica e social, que em conjunto compõem e movimentam, a partir de uma ordem que lhes é própria, os cenários geográficos. Estes constituem os territórios e os lugares, concentram as espacialidades e as territorialidades, são gerados pelos interesses sociais como também atuam sobre eles.
Aula 2 - Modernidade, constituição da ciência moderna e metodologia científica.
Modernidade costuma ser entendida como uma nova visão de mundo que rompe com a tradição herdada do pensamento medieval dominado pela doutrina religiosa da Igreja Católica. Pode ser descrita como um estilo, um costume de vida ou organização social. Com a modernidade é estabelecida a autonomia da razão frente à religião, o que teve enormes repercussões sobre a filosofia, a cultura e as sociedades ocidentais. A vivência da modernização gera um sentimento que Anderson (1984 e 1999) chama de modernidade. A modernidade é viver na era da modernização técnica, na era da inovação. A modernidade é o mundo comandado pela inovação, e não pela tradição, é a esfera da cultura. Ela tem uma base econômica, mas é um processo cultural, basicamente.
...