A PRÀTICA DA GEOPOLITICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA NO ENSINO MEDIO
Por: 17081995 • 17/3/2022 • Artigo • 3.002 Palavras (13 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
EDLEUSA EVA ALVES CORRÊA
A PRÀTICA DA GEOPOLITICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA NO ENSINO MEDIO.
BRASÍLIA
2020
A PRÀTICA DA GEOPOLITICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA NO ENSINO MEDIO.
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de licenciatura em Geografia da Universidade de Brasília – UnB, em 11 de 2020 como requisitos parciais para conclusão do curso.
BRASÍLIA
2020
______________________________________________________________
Orientador: Professor
(Universidade de Brasília – UnB)
______________________________________________________________
Avaliador (a):
(Universidade de Brasília – UnB)
______________________________________________________________
Avaliador (a):
(Universidade de Brasília – UNB)
BRASÍLIA
2020
RESUMO:
Nessa pesquisa, vamos analisar a abordagem da geopolítica no ensino médio. Também o ensino de Geopolítica realizado no Ensino Médio na disciplina de Geografia. O que muitas vezes não é trabalhado da melhor forma e acabam se tornando, um conteúdo antes voltado para o lado histórico do que geográfico. Com isso, é necessário o professor utilizar novos meios que permitem o ensino-aprendizagem do aluno, como ferramenta auxiliadora no ensino de Geopolítica.
Tendo como referência o pensamento contemporâneo da ciência geográfica, das análises nos livros, utilizados em sala de aula. E da abordagem sistematicamente esses temas, que vai alem do pensamento crítico desenvolvido na atualidade, abordando de forma positiva os fenômenos e pontualmente lançando críticas no sentido informativo, mas raramente reflexivas. E a importância da pratica da geopolítica, na difusão do saber geográfico proporcionando uma análise crítica do mundo que não deve prescindir da realidade, da localidade, dos centros do mundo que cada um de nós percebe, apreende e vivenciar.
Palavras-chave: Geopolítica; Geografia; Livro didático.
In this research, we will analyze the geopolitics approach in high school. Also the teaching of Geopolitics carried out in High School in the discipline of Geography. What is often not worked in the best way and end up becoming, a content that was turned to the historical rather than the geographical side. With this, it is necessary for the teacher to use new means that allow the student's teaching-learning, as an auxiliary tool in the teaching of Geopolitics.
Having as reference the contemporary thought of geographic science, of the analysis in books, used in the classroom. And the systematic approach to these themes, which goes beyond the critical thinking developed today, addressing positively the phenomena and occasionally launching criticisms in the informative sense, but rarely reflective. And the importance of the practice of geopolitics, in the dissemination of geographic knowledge providing a critical analysis of the world that must not do without the reality, the location, the centers of the world that each of us perceives, apprehends and experiences.
Abstract: THE PRACTICE OF GEOPOLITICS IN TEACHING GEOGRAPHY IN HIGH SCHOOL.
INTRODUÇÃO
Por meio da geografia, nas aulas do ensino médio, podemos encontrar uma maneira interessante de conhecer o mundo, de nos reconhecermos como cidadãos e de sermos agentes atuantes na construção do espaço em que vivemos. Onde os alunos precisam aprender a fazer as análises geográficas. O que possibilita, a compreensão de sua oposição no conjunto das relações da sociedade com a natureza; como e por que suas ações individuais ou coletivas, em relação aos valores humanos ou à natureza.
O livro didático é um importante recurso em sala de aula, destinado ao apoio do processo de ensino- aprendizagem. Não sendo o único, deve estar a serviço da construção de saberes críticos, voltados para a inserção do indivíduo na sociedade globalizada, multicultural, não sendo ele, isento de responsabilidades no processo de construção social no qual se insere. Daí a necessidade de contemplar os aspectos contemporâneos da ciência a qual serve, de forma a favorecer a discussão crítica, estimular atitudes favoráveis ao exercício da reflexão, da cidadania, sob risco contrário de reproduzir a ideologia dominante.
A partir da ação professor de Geografia e do recurso livro didático pode reproduzir ou questionar o modelo operante e discutir os aspectos inerentes a teoria e prática de sala de aula, analisando os conteúdos abordados nos livros didáticos a partir dos conceitos geográficos e a geopolítica— tendo por objetivo determinar se existe correlação entre os conceitos desenvolvidos pela ciência geográfica contemporânea e os conteúdos abordados nos livros didáticos empregados em salas de aula.
O conteúdo apresentado nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio são obstáculos de conhecimento relacionados à Geopolítica seriam decorrentes de uma hierarquia. Esta hipótese se deve ao fato da temática Geopolítica ter sido sugerida e adotada para o ensino de Geografia no ensino médio.
Um dos objetivos da Geografia para o segundo ciclo do ensino médio, referindo-se ao pensamento geográfico, visando ao desenvolvimento, um olhar crítico sobre o mundo, especialmente no que se refere à Geopolítica e a formação do mundo atual.
Apartes da década de 1980, quando acontecimentos econômicos e políticos, que acometeram as décadas de 1970, 1980 e 1990, projetaram uma conjuntura mais própria a esse debate. Esse conhecimento, praticamente desapareceu dos livros didáticos.
Assim o livro didático utilizados no cotidiano das aulas de Geografia pode evidenciar a presença ou não da temática referente à Geografia Política sugeridos para essas aulas; assim como, atentamos para as temáticas sugeridas para as aulas de Geografia e que estavam relacionadas à Geopolítica.
...