NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Por: salino • 24/11/2015 • Monografia • 3.316 Palavras (14 Páginas) • 809 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
SALINO,Cleide,Martins,Lopes[1]
RU : 912943
Tutora: Franciele Danelon [2]
GUAÍRA-2015
RESUMO
Palavras-Chave:
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é Identificar o lugar das novas tecnologias no processo de aprendizagem nos anos iniciais e Ensino Fundamental e sua contribuição como apoio pedagógico.
Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs),portanto para Barba,(2012), o sistema educacional se fortalece pois, as novas tecnologias auxiliam os processos pedagógicas no que diz respeito ao desenvolvimento e formação do aluno levando-o a ter ferramentas de pesquisa que o colocam diretamente no caminho de respostas urgentes buscadas por ele. Essas mudanças no sistema educacional contribuem para oferecer novas oportunidades de aprendizagem, se a mesma for direcionada por bons profissionais preparadospara interagir e orientar o aluno para que ele não se desvie da rota que se propõe.
Sendo assim o uso de recursos didáticos e de ambientes digitais trouxeram facilidades aos mais diversos setores da sociedade, essas vantagens necessitam ser disseminadas na educação, uma vez que ela veio para transformar e facilitar a aprendizagem como um todo,como afirma Mingueti:
“Sabe-se que a reforma no ensino visa uma educação mais eficaz e para tal é necessária uma profunda mudança de conteúdos e métodos. Nesta perspectiva a proposta deve apresentar uma nova visão do saber e do aprender oferecendo assim novas possibilidades dos processos educacionais” (MINGUET, 1998, p. 129).
Pode-se afirmar ainda que o ensino atual baseia-se em competências e habilidades possibilitando o uso e aplicação das novas tecnologias, entres estas, televisores, vídeos, computador e Internet etc. As práticas pedagógicas associadas ao aprendizado, com o uso destas tecnologias, são mais uma possibilidade aos professores como estímulo ao aprendizado por se tratar de um processo ainda novo nas escolas brasileiras,onde a maioria ainda não conta com essas novas tecnologias,a base para se desenvolver essa nova metodologia educativa, esta baseada no senso investigativo do educador que pode trazer para a escola conhecimentos ja adquiridos e compartilha-lo com o conhecimento trazido pelos alunos. O uso do computador e Internet nos contextos do ambiente de ensino e aprendizagem traz muitas possibilidades, entre elas a de inclusão social. Estas, enriquecem as experiências dos alunos que ainda não tiveram a oportunidade de contato com novas tecnologias e permite uma aplicabilidade para um aprendizado motivador para os que já convivem com estes ambientes (BRIGNOL,2004).
2. DESENVOLVIMENTO
NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
2.1 Fundamentação Teórica
O sistema educacional nacional vem implementando sua legislação de maneira a melhor assistir as demandas tecnologicas.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), Nº. 9394, de 1996, versa, em seu artigo 32, sobre os objetivos do Ensino Fundamental – nível de ensino que deve primar pela formação do cidadão mediante: a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade (BRASIL, 1996).
As TICs[3] são recursos tecnológicos que possibilitam, por intermédio de hardwares, softwares e das telecomunicações, a criação, a troca e o armazenamento de mensagens e informações. O surgimento e evolução das TICs estão intimamente ligados ao advento da informática. A tendência hoje, é que todas as tecnologias da informação e da comunicação sejam compatíveis e possam ser produzidas e acessadas por uma única mídia, a chamada hipermídia[4] (PARNAIBA; GOBBI,2010).[a]
O homem construiu uma nova história com o desenvolvimento das tecnologias, de comunicação, porém o processo aconteceu em etapas distintas até alcançar o momento atual.
A internet atualmente pode ser citada como exemplo mais completo de convergência digital, pois associa tanto as tecnologias da computação, como das telecomunicações e as múltiplas formas de conteúdos (textos, imagens, sons, dados, gráficos, música, ruídos, etc.).
Os meios de comunicação sofreram várias alterações ao longo dos anos. Nas últimas quatro décadas o mundo da comunicação tem passado por um processo de digitalização, onde quase tudo tem sido transformado em bits[5] (SIQUEIRA, 2008).
Conclui-se que após a Revolução Industrial (século XVIII) deu-se início uma época de grandes invenções tecnológicas.
Em busca de aumentar a produção, reduzir os custos, melhorar os meios de transporte e facilitar a comunicação entre as pessoas, cientistas do mundo todo inventaram importantes máquinas para a sociedade.
A exemplo de tais Invenções pode-se citar a calculadora mecânica (1623); a máquina a vapor (1765); bateria (1800); telégrafo (1837); o telefone (1876); lâmpada elétrica (1879); primeiro veículo com motor a gasolina (1885); o cinematógrafo, antecedente do cinema (1895); invenção do rádio (1901); primeiro vôo com o 14 bis (1906) (BASTOS,2005).
A partir de então o mundo seguiu freneticamente apresentando novas invençoes, dentre elas, o computador analógico (1930); o avião a jato (1941); desenvolvimento do computador com sistema eletrônico, chamado Eniac (1946);invenção do transistor, peça fundamental para o desenvolvimento de equipamentos eletrônicos (1947); desenvolvimento da Fortran, primeira linguagem de programação de computadores (1956); com objetivos militares, foi criada a rede Arpanet que daria origem à Internet (1969);criação do Pong, primeiro videogame (1972); entrou em operação a Compuserve, primeira rede on line de computadores (1977); Philips e Sony lançaram o CD-Rom (1984);entrou em operação o sistema de fibras óticas, transmitindo dados em imagens em velocidade jamais vista antes (1985);Tim Berners-Lee, cientista da computação britânico, foi o primeiro a estabelecer uma comunicação entre um cliente e um servidor, usando um protocolo HTTP. Pelo feito, realizado em 1990, passou a ser conhecido como o "pai da Internet";criação dos primeiros livros digitais (1998). No Brasil, em maio de 1995, a Embratel lançou o serviço definitivo de acesso comercial a Internet (ABRANET, 2005). Atualmente, estão disponíveis às comunidades de pesquisa e aos setores comerciais uma infinidade de serviços e produtos oferecidos via rede (BASTOS,2005). [b]
...