A Região Sul do Brasil
Por: carol0000212 • 24/4/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 1.741 Palavras (7 Páginas) • 157 Visualizações
COLÉGIO ESTADUAL SÃO TIAGO
CAROLINA ZUCOLOTTO DE OLIVEIRA
313
Trabalho sobre as regiões
Região Sul
Farroupilha, 2020
Nome da região: Sul
Estados e suas respectivas capitais: Santa Catarina (Florianópolis); Paraná (Curitiba) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre)
População total: A população da região Sul, segundo estimativas do IBGE para o ano de 2013, é de 28.795.762 habitantes.
Densidade demográfica: em torno de 50 habitantes para cada quilômetro quadrado
Área territorial: é a menor entre as regiões brasileiras, com uma área de 576.409 km²
PIB (produto interno bruto): O Sul também é a região responsável por 16,6% do Produto Interno Bruto nacional (PIB).
Renda per capita: Os estados do Sul estão entre os seis melhores na média do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): Santa Catariana 0,840 (2° posição no ranking nacional), Rio Grande do Sul 0,830 (5° posição) e Paraná 0,820 (6° posição).
Aspectos físicos:
- Relevo - O relevo da Região Sul é dividido em três partes, sendo elas: Planície platina ou pampa (formada por terrenos sedimentares e ondulados (coxilhas), no interior, e lagoas e restingas, no litoral; Planalto atlântico (são terrenos cristalinos próximos ao litoral); Planalto meridional ( é de formação vulcânica com rochas basálticas, situa-se no interior. O relevo da Região Sul apresenta áreas de serra, sendo que as que se destacam são, a Serra do Mar, Central e Serra do Sudeste.
- Vegetação - Tem influência direta da temperatura do local, variando de acordo com a região; nos locais mais frios destacam-se as matas de araucária, e nos pampas os campos de gramíneas.
- Hidrografia - A hidrografia da região sul é importante para a produção de energia do país inteiro, visto que, na Bacia do Paraná está a Usina Hidrelétrica de Itaipu, na qual atualmente é considerada uma das maiores do mundo, além de ser localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai. Nesta bacia se encontram as Cataratas do Iguaçu, com quedas de água com altura de até 80 metros. Este lugar atraí inúmeros turistas em várias épocas do ano e de todas as regiões. Na região sul, porém ainda há outras bacias: as do Uruguai e a do Atlântico Sul.
- Clima - é a única região que possui clima subtropical, por estar abaixo da linha do trópico de capricórnio. O clima subtropical é caracterizado pelas estações do ano bem definidas, com invernos rigorosos (até com possibilidade de neve) e verões bem quentes, com alto índice de chuva durante todo o ano.
Aspectos econômicos:
- Atividades Industriais - Na região Sul existem variados tipos de indústrias, todavia, as atividades predominam são: produção têxtil e alimentícia (as quais utilizam a produção agropecuária desenvolvida no sul como matéria-prima). As indústrias se encontram estabelecidas em pontos apropriados, perto das fontes de matérias-prima. Importante salientar que a junção entre produção agropecuária e industrial é denominada de agroindústria.
- Agricultura – Na área da agricultura, a região sul é muito diversificada. No Rio Grande do Sul, por exemplo, as culturas importantes são as de milho, soja, arroz, maçãs, mandioca, tabaco e uvas.
Em Santa Catarina, a mandioca, a maçã, o tabaco, o feijão e trigo são cultivados. Já, no Paraná, a agricultura é baseada na soja, no milho, no algodão, no café e na cana-de-açúcar. - Pecuária - é desenvolvida de forma intensiva e extensiva, com técnicas modernas, ocupando um lugar muito importante na economia da região. A criação de gado bovino tem como objetivo abastecer o mercado interno e à exportação. A região sul é uma das maiores produtoras e exportadoras de suínos e também frangos, com destaque para a cidade de Chapecó, em Santa Catarina. Além disso, Chapecó é considerado a capital da agroindústria, ou seja, é onde se encontram as grandes indústrias processadoras e exportadoras de carne suína e aves.
Principais fontes de riquezas da região:
- Agricultura (policultura, baseado na agricultura familiar; e monocultura, ou seja plantações em grandes áreas de campos);
- Extrativismo (vegetal; animal; e mineral)
- Indústria (por conta das fronteiras; exportação; diferentes focos em cada estado.
- Energia (o sul do Brasil é rico em carvão mineral; forte fonte de energia hidrelétrica
Aspectos culturais:
- Festas – A imigração italiana tem um impacto em diversos aspectos da região sul, entre eles as datas festivas. As principais festas são
-Oktoberfest: festa de tradições germânicas, que ocorre no mês de outubro em algumas cidades do sul. Entre elas estão Blumenau (SC) e Santa Cruz do Sul (RS)
- Festa de Nossa Senhora dos Navegantes: É uma procissão na qual a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes é levada para o Santuário.
- Festa da Uva: Ocorre em fevereiro e retrata a colonização italiana por meio de desfiles, espetáculos regionais e exposição de uvas e vinhos.
- Culinária – A culinária da região sul é bem diversificada, e com comidas típicas. Algumas são por exemplo: Churrasco; Chimarrão (bebida típica); Polenta (prato originalmente italiano, que se popularizou no sul); Cuca (prato e origem alemã); Arroz carreteiro; Pinhão e Ambrosia.
- Lendas -
- Saci: É um dos principais personagens do folclore brasileiro e da região Sul. Seu surgimento foi entre tribos indígenas que se localizavam na região sul do Brasil, em meados do século XVIII. No sul, o saci é caracterizado como um menino moreno, e travesso. Ele veste uma carapuça vermelha e tem uma perna só. Além disso, é representado fumando cachimbo e, segundo a lenda, para capturá-lo é necessário pegar a carapuça e esconder.
...