A Resenha Descritiva
Por: ALICYA IZABELLE MELO BESSONE DE ALMEIDA • 27/12/2022 • Resenha • 317 Palavras (2 Páginas) • 95 Visualizações
RESENHA DESCRITIVA
SANTOS, Milton (1997), ‘Do meio-natural ao meio técnico-científico-informacional’, In: SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. São Paulo, Hucitec, pp. 156-161.
O presente capítulo da obra resenhada foi escrito por Milton Santos, importante geógrafo e escritor brasileiro, que escreveu o livro “A Natureza do Espaço” e entre outros. Neste capítulo intitulado “Do meio natural ao meio técnico-científico-informacional”, o autor discorre sobre a periodização do meio geográfico, sua relação com a humanidade e a divide em três tópicos.
No primeiro tópico (meio natural), o autor define o meio natural como um período em que o homem utilizava suas técnicas relacionando-as intrinsecamente com a natureza, onde o homem produzia seus próprios objetos e não a modificava. O meio natural é localizado periodicamente na pré-história até antes da revolução industrial, ficando conhecido também como uma etapa “pré-técnica”. Como exemplos, Milton Santos cita o pousio, a rotação de terras e a agricultura itinerante.
No segundo tópico (meio técnico), o geógrafo apresenta o meio técnico como uma emergência a mecanizar o espaço e uma substituição dos objetos naturais e culturais por objetos técnicos. O homem passa a ver o comércio acima da natureza e a poluição começa a aparecer, porém, em alguns países e regiões esta etapa técnica não poderia ser alcançada. Como exemplo, Milton Santos traz as estradas de ferro.
No terceiro tópico (meio técnico-científico-informacional), Milton Santos periodiza o meio técnico-científico-informacional como uma etapa pós-guerra, mais precisamente nos anos 70, que permanece até a atualidade. Há uma união entre a técnica e a ciência, sendo ligadas pelo mercado, que torna-se global. A ciência, a tecnologia e a informação tornam-se a base de produção e o meio técnico-científico-informacional é caracterizado como a globalização, já que tende a ser universal.
...