TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Malthuasiana

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Após a Revolução Industrial, a população urbana começa a conviver com melhores condições de vida e melhores serviços de saúde. A evolução na medicina contribuiu para a melhoria dos serviços de saúde, diminuindo assim a mortalidade da população em geral.

Com a qualidade de vida e condições melhores, houve o aumento do número de habitantes, principalmente nas áreas que se industrializaram primeiro. Por volta de 1750, ocorreu o processo de crescimento populacional nos países europeus. 
Foi durante esse período que se iniciaram as preocupações com o aumento no número de habitantes, e assim começaram a surgir às teorias populacionais.

A teoria de Thomas Malthus surge então neste contexto. A teoria de Malthus, dizia que a população tinha um potencial de crescimento ilimitado enquanto a natureza tem recursos limitados para alimentar a população que crescia. A partir disso, acreditava-se que a população iria conviver com a fome, doenças e epidemias, e, consequentemente com a desestruturação da vida social.

Nessa teoria, Malthus defendia o controle moral, com normas de conduta, que incluíam a abstinência sexual e o adiamento do casamento, que eram permitidos com a comprovação de renda para sustentar o filho. Essas normas atingiram a população pobre, que para Malthus eram os responsáveis pela pobreza, pois se casavam cedo e tinham muitos filhos.

TEORIA POPULACIONAL MALTHUSIANA

A Teoria Populacional  Malthusiana foi desenvolvida por Thomas Malthus, economista, estatístico, demógrafo e estudioso das Ciências Sociais. Malthus observou que o crescimento populacional, entre 1650 e 1850, dobrou decorrente do aumento da produção de alimentos, das melhorias das condições de vida nas cidades, do aperfeiçoamento do combate as doenças, das melhorias no saneamento básico, e os benefícios obtidos com a Revolução Industrial, fizeram com que a taxa de mortalidade declinasse, ampliando assim o crescimento natural.

Malthus concluiu que inevitavelmente a fome seria uma realidade caso não houvesse um controle imediato da natalidade. A definição de praga biológica é quando uma população fica com alta taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade e o número de indivíduos cresce em progressão geométrica de forma anormal no ambiente.
A superpopulação fica então sem controle até que surjam predadores que façam esse controle externo ou se os predadores e parasitas (doenças) não aparecerem, o descontrole continua até que acabe o alimento disponível no ambiente, gerando competição intraespecífica e controle populacional por fome.
No caso da população  humana esse controle vem sendo  feito com guerras, doenças e miséria. Nossa população está em explosão demográfica desde a revolução industrial, que começou na Inglaterra no século XVII por volta de 1650.

A solução defendida por Malthus seria:

1. A sujeição moral de retardar o casamento

2. A prática da castidade antes do casamento

3. Ter somente o número de filhos que se pudesse sustentar

A teoria argumentada por Malthus esta alicerçada em dois fatos inegáveis e
um pressuposto questionável. Os fatos são: as pessoas precisam comer; o homem é
movido por fortes impulsos sexuais, já o pressuposto por sua vez: enquanto a oferta
de alimentos cresce lenta e aritmeticamente, o tamanho da população cresce
geometricamente. Somente duas forças podem manter o crescimento populacional
sob o controle, as medidas preventivas, quais sejam: o aborto, o infanticídio, e a
prostituição; e os controles positivos, tais como: guerras, as pestes e a fome. Ou seja, a armadilha malthusiana é um ciclo, a população cresce, todavia, após o
surgimento de guerras, de grandes epidemias ou fome eles são, em grande parte,
eliminadas, o que acabaria por manter o crescimento sob o controle.

Mesmos as ideias de Malthus sendo convincentes, fatos e eventos fizeram
com que elas fossem colocadas em xeque, por exemplo:

Muita coisa aconteceu após Malthus propôs sua teoria, avanços tecnológicos
permitiram um rápido crescimento na quantidade de alimentos produzidos por
pessoa no planeta, em total oposição ao crescimento lento que ele previu;

Malthus sempre defendeu um limite superior natural para o crescimento da
população mundial, contudo nunca ficou claro que limite é esse. Por exemplo:
ele acreditava que a população da Europa Ocidental não poderia crescer
tanto sem que os “controles positivos” entrassem em ação. Mesmo assim, a
população europeia ocidental aumentou de 187 milhõespara 314 milhões de
1801 a 1900.

TEORIA POPULACIONAL NEOMALTHUSIANA

Teoria Populacional Neomalthusiana é a atualização da Teoria Populacional Malthusiana, criada pelo demógrafo Thomas Malthus.

Para os neomalthusianos, a superpopulação dos países era a causa da pobreza desses países.

Com a nova aceleração populacional, voltaram a surgir estudos baseados nas ideias de Malthus, dando origem a um conjunto de formulações e propostas denominadas Neomalthusianas.
Novamente os teóricos explicavam o subdesenvolvimento e a pobreza pelo crescimento populacional, que estaria provocando a elevação dos gastos governamentais com os serviços de educação e saúde. Isso comprometeria a realização de investimentos nos setores produtivos e dificultaria o desenvolvimento econômico.
Para os neomalthusianos, uma população numerosa seria um obstáculo ao desenvolvimento e levaria ao esgotamento dos recursos naturais, ao desemprego e à pobreza.

Afirmam  também que é possível melhorar a produtividade da terra com uso de novas tecnologias, e que é possível reduzir o ritmo de crescimento da população através do planejamento familiar.

Mas o crescimento populacional nem sempre produz miséria. Como o caso da
Europa Ocidental, que é uma das regiões mais prósperas do mundo

Mesmo continuando a ter impulsos sexuais fortes os seres humanos, foram
desenvolveram métodos anticoncepcionais para controlar as consequências
de uma atividade sexual;

Com base nesses eventos chega-se a uma conclusão: o pessimismo de
Malthus era exagerado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com