A cidade onde vivo
Por: NOliver • 20/8/2015 • Artigo • 482 Palavras (2 Páginas) • 592 Visualizações
Descrever a cidade onde vivo
- Descreva, de maneira suscinta, o sítio urbano da cidade ou do lugar onde você vive, citando a influência do relevo sobre o traçado do plano urbanístico municipal.
A cidade de Fernandópolis, localizada no Noroeste Paulista, é uma região rica em agricultura onde predominam pequenas propriedades rurais que estão voltadas à policultura e a pecuária, e com uma forte tendência para atividades agroindustriais, onde se destacam algumas ligadas a granjas, laticínios, frigorífico, avícolas e abatedouros.
Fernandópolis, foi fundada em maio de 1939, situada a 560 km da capital, e aproximadamente 120 km de São José do Rio Preto, ficando muito próxima da divisa de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, ficando 80 km da divisa de Minas Gerais e 85 km da divisa de Mato Grosso do Sul.
Cidade originada de fazendas e sítios, teve seu inicio com o nome de Vila Pereira, hoje com o nome de Fernandópolis, a cidade possui uma área de 550,00 km², com uma população aproximada de 67.836 habitantes conforme IBGE-2014, com densidade populacional: 123,34 habitantes por km². Seu clima é tropical semiúmido.
[pic 1]
Localização de Fernandópolis
- O que é densidade demográfica? De que maneira este importante conceito poderá ser abordado nas aulas de Geografia para o Ensino Fundamental Descreva as estratégias e métodos que você utilizaria em uma aula sobre esse tema. Voce poderá incluir a análise de imagens e/ou gráficos em sua resposta.
Densidade demográfica, densidade populacional ou população relativa é a medida expressada pela relação entre a população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos (comumente, animais). É geralmente expressada em habitantes por quilômetro quadrado.
Estratégias e Métodos: Construir habilidades relativas à linguagem cartográfica, como meio de visualização da relação entre realidades geográficas, selecionar e interpretar as informações representadas de diferentes formas para confronto de visão de mundo; agrupar diferentes realidades em classes, como um meio de organizar e buscar alguma coerência nos dados.
Criar um cenário de análise por meio de problematização de um um senso comum poderoso; a observação e exploração cognitiva das representaçõess visuais com mapas e gráficos referentes à distribuição e concentração geográfica da população na escala mundial; exercício cartográfico de identificação e representação dos principais centros populacionais na escala global: mapas; gráficos; tabelas estatísticas; aulas dialogada.
[pic 2]
Gráfico de setores da população brasileira por estado.
O Brasil é pouco povoado, grande parte de seu território possui uma pequena população. Podemos observar isso na Região Norte e Centro Oeste, e em outras regiões existe uma grande população concentrada nas regiões metropolitanas como podemos observar no Sudeste e Nordeste.
[pic 3]
População Brasileira por Estado
...