TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estatística no cotidiano escolar

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 5

        A ESTATÍSTICA NO COTIDIANO ESCOLAR

O Dia a Dia com a Estatística

Lidiane Dal Pozzo Nuglisch

Prof. Kiliano Gesser e Profa. Márcia Vilma Aparecida Depiné Dalpiaz

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Geografia/ Licenciatura (GED0351) – Língua Brasileira de Sinais

15/10/09

RESUMO

O objetivo do estudo é abordar assuntos referentes a importância da estatística no cotidiano escolar.  Em muitas situações do nosso dia a dia nós precisamos fazer uso da estatística e a escola é a grande responsável pelo desenvolvimento dessa capacidade de entender e melhorar nossas decisões. A Aplicação da estatística não está presente somente na matemática, mas em todas as disciplinas que estudamos, e estudar através dela além de ajudar o aluno a fixar o conteúdo, ela o preparará para a vida.

Palavras-chave: Estatística; Dia a dia; Escola; Disciplinas; Alunos; Preparar; Vida.

1 INTRODUÇÃO

Neste estudo pretende-se avaliar a importância do estuda da estatística em todas as disciplinas escolares e como aplicá-la em sala de aula.

Os métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação dos dados é fundamental para a tomada de decisões, e no nosso dia a dia, nos deparamos com muitos problemas tanto na nossa vida quanto no nosso trabalho.

A escola vem a ser o grande veículo, que preparará os alunos a conviver diariamente com várias situações que envolvem a estatística, e esta ajudará no desenvolvimento intelectual de cada um.

2 O DIA A DIA COM A ESTATÍSTICA

        Nos dias atuais, aprender a ler e a escrever vai além de decifrar códigos, pois muitas das informações que nos chegam são por meio da comunicação oral e da comunicação escrita através de textos, gráficos, tabelas, etc.

        Uma das funções da escola é formar e preparar cidadãos para o mundo, pois este, está em constante mudança. E nós, educadores temos que explorar o uso e o desenvolvimento do conhecimento, cada vez mais exigente de um mundo capitalista em que temos que processar rapidamente as informações.

        A estatística surge trazendo as ferramentas necessárias para muitos dos problemas da nossa sociedade, fornecendo métodos que irão auxiliar na organização e no estudo das informações. O professor francês Jean-Louis Besson (1995, p.261) nos mostra que:

Ainda que os semiólogos ou os sociólogos não temam se aventurar nos terrenos mais exóticos, eles examinaram muito pouco as estatísticas em seu cotidiano; seja porque se deixam impressionar por toda a maquinaria que está por detrás delas, seja porque compartilham os preconceitos do público a seu respeito e não as vêem como objeto de estudo.

        

        

        Na administração de uma escola, a estatística é fator determinante para o seu bom funcionamento. Sugerir e efetuar mudanças nas políticas educacionais  não só na administração mas também na gestão financeira e pedagógica é papel de estrema necessidade, e usar a estatística como instrumento de progresso é hoje imprescindível. É muito importante, por exemplo, determinar a satisfação dos alunos com a escola, dos professores, da comunidade, das suas instalações físicas, do conteúdo pedagógico, do desempenho dos professores, etc. Silva (2008, p.23) nos diz que:

Método é um dos meios mais eficazes para se atingir determinada meta, e na estatística destacam-se dois métodos: o experimental e o estatístico. O experimental consiste em manter fixas várias causas menos uma que é variada para que se possam observar seus efeitos. Já o método estatístico surge na eventualidade de não se conseguir manter as causas constantes então admitem todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas [...].

Para nós professores, a estatística pode servir também para nos auto avaliarmos e principalmente fazer um mapeamento geral dos alunos para selecionarmos os métodos mais eficazes de aprendizado, por exemplo, saber quanto por cento dos alunos possuem computador em casa, quantos tem acesso a revistas, jornais, TV, internet e assim preparar aulas que possam fazer essa intermediação entre o conteúdo e a realidade do cotidiano do aluno.

Para ajudar o aluno a fixar o conteúdo, a estatística vem ajudar muito pois fazer os alunos realizarem uma pesquisa e depois montar um gráfico, é ótimo para a fixação da matéria. Todas as disciplinas podem fazer uso da estatística, pois tudo pode ser comparável, por exemplo: a média de idade da turma, das notas de matemática, do número de alunos da escola, da sua religião, da descendência familiar, da produção de soja do Brasil nos últimos anos, do consumo de água de cada família da turma, ou seja, podem ser exploradas várias formas de colocar a estatística na vida de cada aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com