A globalização e suas consequências
Por: Steh.sousa • 1/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 342 Palavras (2 Páginas) • 296 Visualizações
A Globalização e suas consequências
A globalização nada mais é do que uma expansão (seja ela cultural, social, econômica ou política) em escala global, ou seja, há a redução da distância e das fronteiras existentes entre os países do mundo.
Na nossa atualidade a globalização se manifesta de maneira mais marcante no que diz respeito às mudanças tecnológicas e nas mudanças nos processos de trabalho e produção (que deixaram de utilizar a intensa divisão do trabalho e passaram a ser caracterizados pelo trabalho em equipe).
Podemos percebê-la sob diversas perspectivas, observando, assim, suas consequências (que podem ser boas ou ruins).
A partir da ótica social, podemos dizer que a globalização tem propiciado fluxos migratórios em todas as direções e, ainda, tem possibilitado aos países avançados, a tentativa de impedir que povos que fogem da miséria e das guerras pelo mundo indo em busca de melhores condições de vida, adentrem em seus territórios.
Quando pensamos na globalização sob a perspectiva econômica, não podemos deixar de falar sobre a mundialização dos mercados, que faz com que grandes empresas, em busca de mão de obra barata, se instalem em todos os cantos do mundo, causando, dessa forma, o desemprego em escala global: aí esta uma dentre as várias consequências negativas que a globalização traz consigo.
Ocorre, também, a criação de um único mercado mundial de dinheiro e de crédito e há a ampliação do consumo mundial (que acaba por desencadear o aumento de problemas sociais tais como o desemprego).
Sob o ponto de vista cultural, as novas tecnologias vêm contribuindo grandemente para que as fronteiras culturais e linguísticas percam força e para a adoção da língua inglesa como sendo a língua oficial dos negócios internacionais. Isso acontece porque a globalização acaba por divulgar as influências do mundo: os países que possuem maior poder tentam influenciar os países menos favorecidos economicamente, o que leva ao que chamamos de homogeneização dos hábitos de consumo (que nada mais é do que a manipulação que a publicidade faz com os indivíduos pelo mundo afora). Podemos perceber tais características culturais quando falamos em moda, consumo, etc.
...