AS EPIDEMIAS GLOBAIS - CÓLERA
Por: Daniel Viana • 4/10/2020 • Trabalho acadêmico • 956 Palavras (4 Páginas) • 133 Visualizações
EPIDEMIAS GLOBAIS - CÓLERA
Escola: Cedup Abílio Paulo Curso: Administração
Turma: 2-14
Disciplina: Geografia Professor: Mayk Sander Flor Aluno: Maria Julia Prudencio
Data de entrega: 26/06/2020
RESUMO: A doença iniciou na Ásia, mais precisamente na Índia e Bangladesh, a doença se espalhou para outros continentes a partir de 1817. A cólera chegou no Brasil no ano de 1885, contaminando os estados do Amazonas, Bahia, Pará e Rio de Janeiro. Se espalhou para outros estados, em São Paulo em 1893, atingindo tanto a capital quanto no interior do estado. No entanto, no final do século XIX, o governo brasileiro declarava a doença erradicava de todo o país. Cerca de um século depois, em abril de 1991, a cólera voltou novamente ao Brasil. Vindo o Peru, fez sua primeira vítima na cidade de Tabatinga, Amazonas. A cólera é uma doença infecciosa que ataca o intestino dos seres humanos. A bactéria que a provoca foi descoberta por Robert Koch em 1884 e, posteriormente, recebeu o nome de Vibrio cholerae. Ao infectar o intestino humano, essa bactéria faz com que o organismo elimine uma grande quantidade de água e sais minerais, acarretando séria desidratação.
Palavras-chave: Doença, contaminando, cólera, bactéria, infectar.
INTRODUÇÃO:
A doença iniciou na Ásia, mais precisamente na Índia e Bangladesh, a doença se espalhou para outros continentes a partir de 1817. A cólera chegou no Brasil no ano de 1885, contaminando os estados do Amazonas, Bahia, Pará e Rio de Janeiro. Se espalhou para outros estados, em São Paulo em 1893, atingindo tanto a capital quanto no interior do estado. No entanto, no final do século XIX, o governo brasileiro declarava a doença erradicava de todo o país. Cerca de um século depois, em abril de 1991, a cólera voltou novamente ao Brasil. Vindo o Peru, fez sua primeira vítima na cidade de Tabatinga, Amazonas.
A cólera é uma doença infecciosa que ataca o intestino dos seres humanos. A bactéria que a provoca foi descoberta por Robert Koch em 1884 e, posteriormente, recebeu o nome de Vibrio cholerae. Ao infectar o intestino humano, essa bactéria faz com que o organismo elimine uma grande quantidade de água e sais minerais, acarretando séria desidratação.
A CÓLERA :
A bactéria da cólera pode ficar na pessoa sem mostrar sintomas de um a quatro dias. Mas quando a doença começa afetar a pessoa apresenta os seguintes sintomas: náuseas e vômitos, cólicas abdominais, diarreia abundante, esbranquiçada como água de arroz, determinando a perda de até um litro de água por hora, câimbras. Ela é transmitida principalmente pela água e por alimentos que estão contaminados. Quando o agente causador da cólera (vibrião colérico) é ingerido, se instala no intestino do homem.
Esta bactéria libera uma substância tóxica, que muda o funcionamento normal das células intestinais. Surgem, então, a diarréia e o vômito.
2
A cólera é uma doença que pode ser fatal, se o diagnóstico não for rápido e o paciente não receber tratamento correto. O tratamento têm que ser feito com acompanhamento médico, usando-se antibióticos para combater a infecção e medicamentos para combater a diarréia e prevenir a desidratação.
Apesar de matar muitas pessoas, não chegou a interromper o crescimento populacional da Europa. O século da cólera foi o mesmo século da intensificação dos Contatos entre o Velho Mundo é o Novo, por causa do desenvolvimento dos transportes terrestres e marítimos.
Para prevenir a doença temos as vacinas é principalmente usando medidas de higiene e saneamento básico. A vacina é responsabilidade do governo, assim como o saneamento básico, mas no caso da vacina não há garantia de que todas as pessoas que tomem a vacina fiquem imunes à doença, tendo eficácia inferior a 50%. Já no saneamento básico também depende do governo mas cabe a cada um de nós a fazer a sua parte. O governo têm o dever de criar campanhas para alertar e conscientizar a população de que com os devidos cuidados é que com boa vontade, pôde-se evitar uma epidemia da cólera.
...