AS QUESTÕES SOCIAIS E POLÍTICAS DA SECA NA REGIÃO NORDESTE
Por: fran1272 • 28/5/2020 • Projeto de pesquisa • 2.121 Palavras (9 Páginas) • 330 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
Universidade Estadual Do Maranhão
Programa Ensinar – Campus Codó
Curso: Licenciatura Em Geografia
Disciplina: Prática Curricular da Dimensão Escolar
Professora: Kedma Madalena Gonçalves Garcez
Antonia Célia,
Antonio Brito,
Antonia de Fátima,
Antonio Francisco,
Francisco Silva
AS QUESTÕES SOCIAIS E POLÍTICAS DA SECA NA REGIÃO NORDESTE
SEMIÁRIDO.
Plano de Ação de Prática Curricular da Dimensão Escolar apresentado ao Curso de Geografia Pólo, como pré-requisito parcial para obtenção de nota.
Orientador(a): Kedma Madalena Gonçalves Garcez.
Codó-MA
2019
- TITULO DO PLANO DE AÇÃO
As questões Sociais e políticas da Seca na Região Nordeste Semiárido.
- Local de realização:
Instituição: Escola João Ribeiro
Endereço: Av. João Ribeiro, 3089, São Sebastião
Telefone: (99) 3661-3513 / (99)98816-9801 / (99)98101-9102
INEP: 21279039
CNPJ: 23583548/0001-07
- Autores(as) responsáveis pela execução do plano:
Antonia Célia, Antonio Brito, Antonia de Fátima, Antonio Francisco, Francisco Silva
3- Período de realização:
06 de maio a 30 de junho de 2019
4- Professor(a) responsável pelo componente curricular:
Kedma Madalena Gonçalves Garcez.
II – DIAGNOSTICO (Descrição do contexto da instituição e da comunidade. É importante apresentar dados que podem enriquecer a proposta do plano de ação).
- Quantidade de alunos?
248 alunos no turno matutino e 188 alunos no turno vespertino.
Não tem programa EJAI
- Funcionamento da escola?
80 anos e a escola se tornou do município em 2003 e reinaugurada dia 15 de abril.
- Se a escola possui PPP?
Sim, mas está sendo editada na cidade de Caxias do Maranhão enviado pela SEMECTI e a escola não possui Programa Dinheiro Direto na escola (PDDE)
- Se a escola tem regimento interno?
Sim
- A escola trabalha de acordo com a BNCC?
Infelizmente não 100% apenas ciências, arte e religião estão seguindo seqüência do conteúdo.
- Diretor: Francisco Fernando Pires Santiago
- Professores de Geografia?
Matutino: José Ribamar Machado Maneiros e Judelane Sena dea Silva
Vespertino: Aluisio Neto de Oliveira Sales e Soraya Maria Coelho Coqueiro.
III JUSTIFICATIVA (Apresentar as razões e relevância que justifiquem o plano de ação).
Como futuros professores de geografia, podemos modificar a forma de ensinar e de aprender. Um ensino mais compartilhado, orientado e coordenado pelo professor, mas com profunda cooperação dos alunos, individualmente e grupalmente para podermos ter um resultado positivo no campo educacional.
Durante algum tempo considerou que o desenvolvimento cientifico e tecnológico seria suficiente para as condições de toda a humanidade a novos degraus de bem-estar. Mas essa confiança foi destruída pelo panorama de um mundo em que a desigualdade, se torna mais profunda. Por isso vamos buscar soluções dentro das competências sete e oito da BNCC que trata da argumentação e do autoconhecimento e autocuidado sobre a seca na região nordestina semiarido. Que os alunos possam compreender sua realidade e possibilidade diante das leis. Construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantindo o desenvolvimento nacional erradicar a pobreza e a marginalização e reduzindo as desigualdades sociais e promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, e com quaisquer outras formas de discriminação. Não há como construir uma sociedade livre, justa e solidária sem uma educação republicana pautada pela construção da autonomia, pela inclusão e pelo respeito à diversidade.
IV. DEFINIÇÃO DAS AÇÕES
- Ações estabelecidas (O quê)
Exposição de vídeo.
2- Objetivos (Para quê)
- Demonstrar como as competências 7 e 8 podem ser desenvolvidas no componente curricular as questões sociais e políticas da seca no nordeste com aluno do 7º ano do ensino fundamental.
3- Fundamentação teórica (buscar autores que tratam de plano de ação e dos conteúdos necessários para realização da ação proposta).
Dentre muitos aspectos apresentados pela Região Nordeste o que mais se destaca é a seca, causada pela escassez de chuvas, proporcionando pobreza e fome. A partir dessa temática é importante entender quais são os fatores que determinam o clima da região. O Sertão nordestino apresenta as menores incidências de chuvas, isso em âmbito nacional. A restrita presença de chuva nessa área é causada basicamente pelo tipo de massa de ar aliado ao relevo, esse muitas vezes impede que massas de ar quentes e úmidas ajam sobre o local. As secas podem ocorrer sob a forma de uma drástica diminuição, concentração espacial e/ou temporal da precipitação pluviométrica anual. Quando ocorre uma grande seca, a produção agrícola fica comprometida, a pecuária é debilitada ou dizimada e as reservas de água da superfície se exaurem. Nessas condições, as camadas mais pobres da população rural tornam‐se inteiramente vulneráveis ao fenômeno climático. Historicamente, no Brasil, a sobrevivência de grande parte do contingente de pessoas afetadas pelas secas tem dependido das políticas oficiais de socorro, do recurso a emigração para outras regiões ou para as áreas urbanas do próprio Nordeste.
...