Agressão moral
Resenha: Agressão moral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tahh123 • 18/11/2014 • Resenha • 287 Palavras (2 Páginas) • 236 Visualizações
Do Idoso Desamparado
11 mar 2013
0 Comentário
em Direito Penal, Prof. Guaracy Moreira Filho
por admin
Vamos ajudar nossos velhinhos. Depende de nós.
“Tomemos cuidado para que a velhice não nos enrugue mais o espírito do que o rosto” Michel de Montaigne.
A situação dos idosos é crítica em nosso país, em que pese a LEI nº 10.741/03 dizer que o envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social.
A agressão moral contra eles é constante e vem de todos os lados, mas a física provém de quem menos se espera. Não são raros os casos de netos espancarem seus avós, nem de filhos agredi-los com variados objetos contundentes. Um tempo a mais no banheiro, deixar cair um copo, tossir na mesa de jantar, liberar gases dentre outros problemas próprios da idade, são motivos suficientes para agressões e de sórdidas humilhações. Como muitas vezes não querem denunciar os castigos para não aumentar ainda mais suas angústias e por outro lado, não ter a quem socorrer, suportam tudo com silêncio e profunda tristeza. Já são mais de 15 milhões de pessoas no Brasil com mais de 65 anos, onde as mulheres são maioria, representando 58% do total. Para cada 100 homens há 142 mulheres na terceira idade. Somente em São Paulo temos mais de um milhão de pesso as com mais de 60 anos de idade. É como ter uma cidade de Campinas ou Osasco habitada só por idosos. Contrariamente às nações do Primeiro Mundo, muitos de nossos velhos não envelheceram em condições dignas, apenas sobreviveram às adversidades da vida. Apesar disso, nosso país, pelo que se nota, não está preparado para atendê-lo em suas necessidades básicas. Infelizmente, o desrespeito e a desatenção são a tônica no que concerne aos idosos.
...