Alca
Resenha: Alca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jflores • 17/9/2013 • Resenha • 287 Palavras (2 Páginas) • 334 Visualizações
Alca
A ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) é um projeto de Bloco Econômico que reúne países da América. No ano de 1994, foi assinada, por 34 países, a única exceção seria Cuba, visto que esse país apresenta divergências ideológicas com os Estados Unidos.
A carta de intenções que cria as diretrizes para a implementação da Alca, tem por objetivo eliminar, paulatinamente, as barreiras alfandegárias entre os países. A Alca consistiria numa área de livre comércio no espaço americano, cujas taxas alfandegárias caíram conforme fosse possível. Isso possibilitaria a passagem livre de mercadorias e a chance de um aumento significativo de comércio entre os países americanos.
Mas nem todos estão interessados nesse projeto, pois a possível criação da Alca é motivo de preocupação tanto para os países subdesenvolvidos (a maioria) quanto para os desenvolvidos (Canadá e Estados Unidos).
Para os desenvolvidos, a preocupação é a concorrência de produtos estrangeiros. Os trabalhadores, por exemplo, temem o desemprego com o funcionamento Alca. Já os subdesenvolvidos, precisariam de investimentos bilionários em infra-estrutura para que suas economias suportem a entrada num mercado econômico do porte da Alca. Uma abertura geral poderia provocar a ruína de parques industriais nestes países.
Varias manifestações aconteceram, até que no ano de 2005, o bloco estacionou, e nada mais ocorreu. Com a globalização da economia mundial, a formação de blocos econômicos é inevitável para as economias dos países. Porém, o ideal é que estes blocos funcionem de tal forma que todos os países ganhem com este processo. No futuro, economistas dizem que as relações comerciais não mais acontecerão entre países, mas sim entre blocos econômicos. Ficar fora deles não será a via mais inteligente para países que pretendem o crescimento industrial, melhorias sociais e aumento do nível de empregos.
...