Análise de uma Cidade Policêntrica: o Caso de Resende-RJ, no Médio Vale do Paraíba
Por: dessa_diass • 8/11/2023 • Artigo • 809 Palavras (4 Páginas) • 72 Visualizações
Página 1 de 4
TÍTULO: Análise de uma Cidade Policêntrica: o Caso de Resende-RJ, no Médio Vale do Paraíba
AUTOR: Monique Deise Guimarães Bastosi
OBJETIVO:Apresentar um dos efeitos urbanos desse novo papel econômico-produtivo de Resende
Palavras-chave: Reestruturação Produtiva; Reestruturação Urbana; Cidades Médias.
FICHAMENTO
- A dinâmica de reestruturação urbana está ligada à atuação de inúmeros processos e agentes, que redefinem ao longo de eras a organização convencional da cidade.
- Entre passado e presente, essa dinâmica passou a ser orientada por uma nova ordem produtiva, ascendi da na década de 1970 e inspirada pelo então novo modelo de acumulação flexível, que começava a vigorar em boa parte do mundo a partir desse momento.
Da Reestruturação Produtiva à Econômica, da Reestruturação Urbana à da Cidade
- Surgido quando “a antiga ordem está suficientemente esgarçada para impedir os remendos adaptativos convencionais”, o processo de reestruturação, segundo Soja (SO JA, 1993, p. 193), mantém-se na relação entre manutenção e mudança de uma dessa perspectiva de complexidade, a dinâmica de reestruturação também pode orientar- -se a partir de diversos processos, estando alguns deles relacionados entre si, como é o caso das reestruturações produtiva/econômica e urbana/da cidade.
- A reestruturação produtiva, que acompanhou a consolidação do modelo de acumulação flexível, surge com o potencial de reorientar fluxos econômicos e inserir novos espaços em suas redes.
- Como aponta Carvalho (2013, p. 100), este “rearranjo nas funções das cidades aconteceu devido à reestruturação que movimentou as estruturas produtivas no espaço”, alterando a composição interna de suas características, que passaram “por um processo de adequação a uma nova realidade, na qual indústrias de diversos setores passaram a fixar-se no espaço e mudar toda a funcionalidade existente”.
- No que diz respeito ao debate sobre reestruturação urbana, é importante que algumas considerações conceituais sejam bem contornadas, e a compreensão sobre a escala de seus impactos espaciais é uma elas. Ao tornarem-se palco da reestruturação produtiva, as cidades médias testemunham mudanças em sua estrutura tanto em escala interna, da cidade, quanto na que extrapola seus limites político-administrativos, da sua escala regional, o que justifica a diferenciação conceitual entre os processos de reestruturação urbana e reestruturação da cidade.
- Ao considerar a reestruturação urbana sob a escala interurbana, regional – das redes urbanas –, e a reestruturação da cidade sob o recorte do interior da própria cidade.
O Uso da Forma, da Função, da Estrutura e do Processo como Recursos de Análise
- Os conceitos de forma, função, estrutura e processo podem ser usados como categorias primárias na compreensão da atual organização espacial.
- A reorganização do espaço urbano de Resende/RJ, o trabalho se baseia nas noções de forma, função, estrutura e processo como importantes recursos que sustentam sua análise, mas não de modo individualizado.
Cidades médias, Médio Vale do Paraíba, Resende/RJ e Cidade Alegria
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com