Aproveitamento pedagógico de um ambiente não escolar
Por: liamaraozetto • 8/4/2017 • Trabalho acadêmico • 3.321 Palavras (14 Páginas) • 353 Visualizações
[pic 1]
Interativa
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 3: EXAME (ATIVIDADE 1 + ATIVIDADE 2)
RELATO DE OBSERVAÇÃO E
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO
PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Goioerê
2016
Ambientes Escolares
- Colégio Estadual Maria Antonieta Scarpari – Ensino Fundamental e Médio
Está situado à Rua Carlos Gomes, nº1190, é de propriedade e manutenção do Governo do Estado do Paraná. O colégio tem sua estrutura ajustada às finalidades próprias e os alunos a que se destina o Ensino Fundamental e Médio, de forma sistemática, visando promover aos educandos o domínio das habilidades fundamentais da leitura, escrita e cálculo, bem como possibilitar-lhes o acesso ao conhecimento proporcionando-lhes oportunidade de noções que os leve ao crescimento pessoal e profissional, garantindo assim, o exercício da sua cidadania.
- Centro Municipal de Educação Infantil Menino Jesus
Está situado à Rua Antonio Moulin, nº119, no Jardim Lindoia, é mantido pela Prefeitura Municipal de Goioerê. Atende crianças de zero a três anos, em sua maioria, filhos de pessoas humildes da comunidade. Em sua rotina incluem café da manhã, atividade pedagógica, almoço, banho, sono, café da tarde, brincadeiras livres e dirigidas e lanche.
- Escola Adventista – Educação Infantil e Ensino Fundamental
Está situada na Avenida Libertadores da América, nº101, no Jardim Lindoia. É uma instituição privada, que possui prédio próprio, com sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, quadra de esportes coberta, cozinha, biblioteca, parque infantil, banheiro adequado à educação infantil, banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, banheiro com chuveiro e pátio coberto. Atende alunos do ensino regular, pré-escola (4 e 5 anos) e ensino fundamental.
Ambientes não Escolares
- Biblioteca Pública Municipal Ladislau Schicorski
Está situada na Avenida Mauro Mori, na Praça Geraldo Angelo de Farias, s/n. A Biblioteca Pública Municipal conta com um acervo de mais de 18 mil livros, e é aberta a todos, é mantida pelo governo e os empréstimos são gratuitos. A biblioteca tem seu papel e sua importância na formação de leitores, porém, se os profissionais da educação não incentivarem o hábito de frequentá-las, corre-se o risco de quando o período escolar acabar o aluno fique sem rumo. É preciso mostrar o caminho para se chegar à leitura.
- Igreja Evangélica Assembleia de Deus
Está situada à Rua João de Oliveira Dias, nº1595. A Assembleia de Deus é uma igreja evangélica pentecostal que prima pela ortodoxia doutrinária. Tendo a Bíblia como a sua única regra de fé e prática, acha-se comprometida com a evangelização do Brasil e do mundo. A doutrina que a distingue de outras igrejas diz respeito ao batismo no Espírito Santo. A Assembleia de Deus crê que o batismo no Espírito Santo concede aos crentes vários benefícios como estão registrados no Novo Testamento. Estes incluem poder para testemunhar e servir aos outros; uma dedicação à obra de Deus; um amor mais intenso por Cristo, sua Palavra, e pelos perdidos; e o recebimento de dons espirituais.
- Paróquia Nossa Senhora das Candeias
Está situada na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nº675, no Centro de Goioerê e tem como atual responsável o Padre Ivan Luiz Walter. No dia 24 de fevereiro de 1957, data de sua fundação, a comunidade católica de Goioerê recebeu com festa o Padre José Pascoalino Backes, primeiro vigário designado para a Paróquia Nossa Senhora das Candeias. Ele chegou à cidade acompanhado do Padre João Assmann, de Campo Mourão, que era o responsável pela celebração de missas na capela de Goioerê. A instalação da paróquia e a celebração da primeira missa aconteceram no mesmo dia e reuniu um grande número de fiéis, além das autoridades locais. O Padre João Assmann fez a apresentação do Padre José Pascoalino Backes e o prefeito Francisco Scarpari deu as boas vindas ao vigário, em nome da comunidade goioerense.
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
1 INTRODUÇÃO
Na atualidade a leitura, principalmente no contexto escolar e profissional, assume um papel importante na promoção do desenvolvimento cultural, científico, político e, consequentemente, econômico dos povos e dos indivíduos.
Nos últimos anos pesquisas feitas pelo governo federal detectaram que alunos que tem por hábito frequentar as bibliotecas, tem um melhor desempenho escolar. A biblioteca quando bem utilizada funciona como uma ferramenta para o desenvolvimento do aluno.
As bibliotecas são antes de qualquer coisa espaços voltados para leitura, uma biblioteca bem estruturada, dinamizada por profissionais especializados (bibliotecários) pode se tornar uma ferramenta poderosa na formação de leitores, quando são realizados projetos que visem desenvolver o hábito de frequentá-las.
Nesse contexto, torna-se evidente a necessidade de promover aos estudantes do ensino fundamental do município de Goioerê, o desenvolvimento de tal tema, que objetiva mostrar a importância de incentivar o hábito de desfrutar uma biblioteca, tendo em vista desenvolver uma sociedade leitora.
Assim sendo, propõe-se um questionamento para guiar este projeto de trabalho: como nos tornamos leitores e qual é o papel da biblioteca nessa nossa formação, que incentivo temos em relação a leitura, qual o acesso que temos?
Nesse intuito, buscou-se elaborar um Projeto de Aproveitamento Pedagógico na Biblioteca Pública Municipal Ladislau Schicorski em Goioerê, que fica localizada na Avenida Mauro Mori, s/n, na Praça Geraldo Angelo de Farias.
Precisamos compreender que a leitura além de proporcionar momentos de lazer, é uma ferramenta indispensável se quisermos fazer parte de uma sociedade com capacidade para ser realmente livre e atuante.
Através das diversas leituras feitas sobre o tema, pode-se notar que em nosso país a precariedade e muitas vezes inexistência de bibliotecas ainda é muito grande, projetos de incentivo a leitura que tenham ligação com a biblioteca são raros, ou seja, está longe de poder dizer que desenvolvemos o hábito da leitura de maneira que haja uma participação “ativa” da sociedade em frequentar bibliotecas.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, utilizando-se de um espaço não escolar, ou seja, a biblioteca, visando a formação do caráter no educando, a melhor qualidade ensino-aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural.
...