Campus Sulinos
Trabalho Escolar: Campus Sulinos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 13/5/2014 • 625 Palavras (3 Páginas) • 298 Visualizações
cultura se tornou apenas um produto que pode ser adquirido por qualquer pessoa.
A crítica a esse modo de produção é ferrenha, Coelho faz questão de frisar há todo momento que a Indústria cultural é um veículo de alienação da população, ele cita que o modo como os veículos de comunicação funcionam hoje, não proporciona oportunidade para seu “consumidor” exercer seu lado crítico.
Para ilustrar o seu ponto de vista, ele cita grandes pensadores e autores como Karl Marx, Adorno e Horkheimer, e também lança mão de vários termos para ilustrar seu pensamento.
Esta obra leva o leitor a refletir sobre essa forma globalizada de cultura, onde em alguns lugares se dá mais importância para a cultura estrangeira do que a de seu próprio país.
Um livro que, embora escrito no início dos anos 80 e revisado em seu final, não deixa de ser atual, pois com mais de 20 anos após sua primeira publicação, ainda hoje trata da mesma situação de uma monopolização dos meios de comunicação e cultura, importação e estrangerização do nosso modo de pensar e agir.
Ele cita que a cultura de massa é baseada apenas no prazer, que diferentemente da de elite não traz informação relevante, mas sim passa essa falsa sensação. Para Teixeira e os autores citado por ele, a indústria cultural é formada por signos indiciais, que são efêmeros, passageiros, que não dão a menor chance para uma compreensão crítica, há apenas uma constatação superficial, gerando assim a alienação.
Esse título é da coleção Primeiros Passos, foi publicado pela editora Brasiliense e é um retrato fiel da cultura passada e demonstrada hoje em dia. Em suas 99 páginas, a obra traz um pensamento crítico e te faz analisar de um ângulo diferente as influências sofridas pelo processo de informação ou formação.
O autor Teixeira Coelho é professor da Universidade de São Paulo, tem diversos livros publicados, e colabora pra diferentes periódicos. Esse livro não deve faltar para as pessoas que querem se libertar dos modos impostos pela sociedade capitalista, e para os que buscam formar sua própria identidade.
Jornalismo 1° semestre RGM 65322
About these ads
Relacionado
Indústria cultural.
Resenha: Indústria Cultural
O QUE É INDÚSTRIA CULTURAL?
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.
Deixe uma resposta
Procure isso!
Pesquisar por:
Entradas Recentes
Rota 66 – Caco Barcellos
Ilha das Flores
Sobre apresentações em Power Point
Resenha. Propaganda de A a Z.
Abusado – O Dono do Morro Dona Marta
Rota 66 – A História da Polícia que mata
Simulado do ENADE para Publicidade & Propaganda
Resenha do filme O Pequeno Príncipe
Resenha O pequeno Príncipe
Rota 66 – A história da Polícia que mata – Caco Barcellos
Links
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ATIVIDADES COMPLEMENTARES – REQUERIMENTO
BLOG UTILIZADO O ANO PASSADO PARA O PPM
MARAVILHOSAS APRESENTAÇÕES DE PPOINT DE LUCI BONINI
MEU DIGNÍSSIMO BLOG COM TEXTOS IMPERDÍVEIS
WordPress.com
WordPress.org
Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com. O tema Coraline.
Seguir
Seguir “Luci Bonini's Blog”
Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.
Tecnologia WordPress.com
...