Como Salvar Nosso Meio Ambiente
Ensaios: Como Salvar Nosso Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: K4rin4 • 30/5/2014 • 2.505 Palavras (11 Páginas) • 345 Visualizações
Como Salvar nosso meio Ambiente
Resumo
O meio ambiente anda em crise com o mundo, isto é, a cada dia mais é possível ver novas catástrofes naturais acontecendo ao redor do planeta, milhares de pessoas, plantas e animais morrendo e tudo se tornando cada vez mais uma simples destruição. Algumas catástrofes acontecem com fenômenos que dominam forças das quais os homens ainda não obtiveram controle, ou seja, furacões, tsunamis, terremotos, entre outros problemas que infelizmente acabam sendo de forças naturais próprias, entretanto, o homem e todas as suas criações acabaram contribuindo excessivamente para algumas catástrofes acontecessem, e entre as principais podemos encontrar o Aquecimento Global. Este aquecimento Global é um dos principais fatores pelo qual o mundo está se desgastando cada vez mais, tudo que acontece na Terra vai para algum lugar, isto é, alguma usina, lixos tóxicos, lixos orgânicos, queimadas, entre uma série de problemas que agravam cada vez mais a situação do planeta. A camada de ozônio se encontra trancada com os gases que veem do planeta Terra, então, todo o calor encontrado no mundo acaba ficando preso na Terra ao invés de ir para o espaço e dar inicio a um novo ciclo de evaporação, absorção de calor, e todos os ciclos naturais que deveriam ser feitos. O mundo hoje sofre uma perda imensa na demanda de animais, tudo o que é ser vivo está sendo atacado de forma massacrante cuja defesa é considerada praticamente impossível para os pobres animais que desconhecem o mundo e os problemas que estão se passando nele. Os polos sul e norte possuem um grande ataque aos seus mares devido aos vazamentos de óleo que acabam saindo de navios cargueiros, tudo isto acaba influenciando o resto da fauna mundial, que é grande, mais que já foi muitíssimo maior.
Tópicos
Lixo Reciclável
Diminuição dos gases poluentes
Bio combustível
Energia limpa
Lixo reciclável
Importância e vantagem da reciclagem
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
símbolos da reciclagem - papel plástico metal vidro Símbolos da reciclagem por material
Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.
Lei do Lixo
Com a publicação de decreto de regulamentação no dia 23/12/2010, finalmente começa a valer a "Lei do Lixo", como já é conhecida a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS - sancionada em agosto de 2010 pelo presidente Lula Lei nº 12.305
Na prática, a lei estabelece a Gestão Integrada de Resíduos, onde o material descartado pela sociedade e todos os atores envolvidos (como sistemas de coleta seletiva, cooperativas, triagem e tratamento dos resíduos, por exemplo) são regulamentados com base no sistema de responsabilidade compartilhada. Ou seja, o Poder Público, o setor empresarial e a coletividade são responsáveis pela efetividade da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Para o acompanhamento e análise do programa, foi determinada a criação do SINIR (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos) com o prazo máximo de dois anos a ser implantado. A principal designação do SINIR será a coleta, sistematização
...