Cortella
Resenha: Cortella. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: annacarolinar • 25/10/2014 • Resenha • 375 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
1.4. Justificativa
A relevância do estudo está na observação que o intervalo entre uma geração e outra fica cada vez menor, o que significa que pessoas de diferentes idades estão convivendo no ambiente profissional. “Durante muitas décadas, definiu-se geração como sendo aquela que sucedeu a seus pais. Portanto, se calculava como sendo uma geração o tempo de 25 anos”, diz o educador e filosofo Mário Sérgio Cortella. (Ano pág)
De acordo com Cortella nós últimos 50 anos houve uma aceleração no tempo, de como fazer, como produzir, sendo a tecnologia o fator determinante para criar “marcas” no tempo, estima-se que o intervalo entre uma geração e outra está em 10 anos, essa aceleração coloca no mercado, profissionais com visão, objetivos e meta diferenciada um do outro, essa diversificação vem gerando conflitos que interferem na produtividade, e no objetivo organizacional.
O mercado de trabalho está aquecido, as empresas precisam manter seus colaboradores antigos (Geração Baby Boomer, e Geração X), pois são estes que mantém viva a história da empresa e ao mesmo tempo buscam inovações para atender os novos.
Em meio a tantas mudanças, as gerações vão se confrontando, cada uma “lutando” pelos seus ideais e em alguns momentos trazendo conflitos para dentro da empresa. Logo as empresas estão com o desafio de encontrar uma forma de agradar ambas as gerações, levando em consideração a particularidade de cada uma e suas características especiais para o sucesso das organizações.
Um estudo profundo para apresentar o estágio atual do tema, onde esse projeto visa conhecer e apresentar soluções para amenizar o conflito específico no ambiente de trabalho, enriquecendo o conhecimento teórico sobre assunto, que hoje incorre a escassez da literatura sobre tema, e a busca por resultados para aplicação prática por profissionais de recrutamento e seleção que atuam como responsáveis nas pesquisas de climas e conflitos organizacionais.
Para o meio acadêmico, essa pesquisa amplia os estudos na área do comportamento do profissional, e na gestão de conflitos entre gerações. Além de auxiliar gestores e professores no maior entendimento sobre um assunto vasto e interessante.
Um estudo aprofundado para delimitar as estratégias de como as empresas devem trabalhar, se atualizar para integrar as gerações nos profissionais do futuro, quais as políticas e práticas estão poderão ser adotadas.
...