Desafio Profissional
Casos: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 92046756 • 28/3/2015 • 771 Palavras (4 Páginas) • 260 Visualizações
Educação e Diversidade
Anhanguera EducacionalPedagogia 1º semestre
Cristiane Lima – RA :416158
Daniela Fogaça - RA: 424434
Izabela C R de Oliveira – RA: 417779 Veruska Ferreira Alves – RA: 432593Prof. EAD : Ma.Ana Maria Bittar CrivariSanto Antonio de Posse 19/04/2013
Sumário
Capa ....................................................... Slide1
Sumário ..................................................slide 2
Síntese ....................................................slide 3
A invenção da infância ...........................slide 4
Frase ref a imagem ................................ slide 5
Narrativa ................................................ slide 6
Reflexão .................................................slide 7
Imagem e texto .................................slide 8 - 9
Trabalho educativo ...............................slide 10
Texto Conclusivo .................................slide 11
Bibliografia ..........................................slide 12
Síntese Direitos Humanos e Pluralidade Cultural
Como educadores devemos ter uma proposta educacional,voltada para a diversidade,junto as variações de culturas,colocando á todos nós educadores,um desafio de estar atentos as diferenças econômicas (desigualdade social),etnologia racial e de buscar o domínio de um saber critico que permita interpretar essa alteridade – mudanças de culturas sem nenhum preconceito.
Como educadores temos a obrigação não só de conhecer os mecanismos e os conceitos da dominação cultural,econômica ,social e política;ampliando os nossos conhecimentos antropológicos,mais também de perceber as diferenças culturais sobre essa realidade cruel e desumana.
A invenção da Infância
Frase ref. a imagem abaixo
O preconceito de hoje reflete no adulto de amanhã.
Matrícula de uma aluna autista
No ano de 2012 na pré escola, a mãe da aluna A.P. 5 anos tentou fazer a matrícula da filha autista, porém a direção da escola se recusou,alegando que a escola não tinha o preparo e nem a qualificação ideal para educar tal aluna.Diante de tal situação os pais se dirigiram á secretária de educação,que por sua vez se dirigiu até a escola e exigiu da direção a matrícula da aluna, reforçando que a escola estava apta para tal função.
Reflexão ref. a narrativa
Diante de tal situação,chegamos a conclusão de que o maior culpado é o governo, porque quem contrata os professores são eles, e eles tem a obrigação de selecionar professores capacitados para atuar na área de pedagogia.
Texto Argumentativo ref. A pesquisa feita por Daniela
Hoje em dia a escola está voltada aos direitos de todos, porém a sociedade ainda reconhece a diferença entre o masculino e feminino e se faz por hierarquizar e transformar em desigualdade, levando até a escola todas essas diferenças.
É na escola que as crianças se deparam com as diferenças,quando o professor sem perceber os influencia,fazendo a contagem separando quantas meninas e meninos existem em sala de aula e separando as brincadeiras por sexo. Assim podemos ver que as relações de gênero são constantes, do ensinamento do corpo docente ao aluno. Muitas vezes esse processo já se dá no ambiente familiar ,quando os pais definem os ...
.... brinquedos,cores de roupas e brincadeiras para cada criança.
Por que o menino não pode usar uma roupa cor de rosa ou brincar de casinha?
Por que a menina não pode usar uma roupa azul e brincar de carrinhos?
Desse modo se faz
...