Desafio Profissional Geografia
Pesquisas Acadêmicas: Desafio Profissional Geografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tadeuzinhoarruda • 27/5/2014 • 3.035 Palavras (13 Páginas) • 1.694 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE SÃO PAULO (SP) – CAMPUS MARTE (MR) UNIBERO
CURSO DE GEOGRAFIA
TULIO TADEU DE ARRUDA
RA - 8521892079
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE E ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
TUTORA EaD RITA DE CASSIA MEDEIROS GOMES.
SÃO PAULO - SP
2014
Introdução
O trabalho a seguir, pretende mostrar que:
A educação escolar é o alicerce indispensável para o exercício pleno da cidadania.
A educação deve proporcionar o desenvolvimento humano, independente de cor, religião, raça e cultura, enfim livre de preconceitos, valorizando o multiculturalismo e a diversidade.
DESAFIO PROFISSIONAL:
A Escola Municipal Saber Conviver possui um Projeto Pedagógico Curricular que prima pelo respeito às diversidades e ao multiculturalismo. Prestes a promover uma homenagem aos familiares dos alunos à coordenação pedagógica e professores precisam desenvolvê-la de acordo com a proposta curricular da escola. Seu desafio é colaborar neste projeto com intuito de promover a diversidade e o multiculturalismo, tal como defendido pela esquipe escolar.
Objetivo do Desafio :
Analisar a legislação que ampara o respeito às diversidades culturais e avaliar as implicações práticas do multiculturalismo na construção do Projeto Pedagógico Curricular das escolas.
Produção acadêmica ( O que o aluno deverá realizar ao final da pesquisa):
Elaborar texto analítico da convergência entre as determinações legais relacionadas a valorização do multiculturalismo e as práticas instituídas comumente nas escolas.
Primeiro Passo-
Passo 1-
Imagine que você faça parte da coordenação pedagógica da Escola Municipal Saber Conviver e precisa apresentar aos professores os principais aspectos relacionados a diversidade e ao multiculturalismo observados no Projeto Pedagógico Curricular da escola.
Fazer um levantamento dos principais pontos presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil que tratem da necessidade de observar a diversidade e o multiculturalismo nas escolas.
Documentos Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) O Brasil como pais multi-etnico e pluricultural, cabe garantir o direito de aprender sem obrigar o sujeito a negar a si mesmo ao grupo étnico-racial a que pertença e a adotar costumes que lhe são adversos.
Para conduzir suas ações, os sistemas de ensino terão como referência os principios a seguir:
- A igualdade básica de pessoa humana como sujeito de direito
- A compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnicos-raciais distintos, com cultura e historia própria, igualmente valorizada e que em conjunto constroem na nação brasileira, sua historia.
- Ao Conhecimento e a valorização da historia dos povos africanos e da cultura afro-brasileira, na construção de nossa historia e cultura.
- À superação da indiferença, injustiça e desqualificação com que negros, índios, e pobres são comumente tratados.
- À desconstrução, por meio de questionamento e análizes críticas, objetivando eliminar preconceitos veiculados pelo mito da democracia racial, prejudicial a negros e brancos.
- À busca das pessoas, em particular de professores, não familiarizados com o estudo da historia e cultura afro-brasileira e africana, de informações que formulem concepções não baseadas em preconceitos, e construir ações respeitosas.
- Ao diálogo, para entendimento entre diferentes, tendo em vista objetivos comuns, visando a uma sociedade justa.
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) As adaptações curriculares propostas pelo MEC/SEF/SEESP para educação especial, visam promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, tendo como referencia a elaboração do projeto pedagógico e a implementação de praticas inclusivas no sistema escolar, flexibilizando o processo de ensino para atender as diferenças, identificando necessidades educacionais especiais, adotando currículos abertos e diversificados, flexibilidade na organização e funcionamento da escola e inclusão de professores especializados para favorecer o processo educacional.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A consciência politica e histórica da diversidade que aponta a desconstrução do mito de democracia racial, eliminando conceitos, ideias, comportamentos e a superação da indiferença, injustiça e desqualificação do negro, entre outras. O fortalecimento de identidades e direitos, rompendo as imagens negativas atribuídas a negros e índios, o que leva a uma afirmação de identidade.
- Ações de combate ao racismo e discriminações, fomentando a troca de experiências entre educadores e educandos, para quebra de estereótipos e preconceitos.
- Os princípios propostos nas diretrizes apontam para mudança de mentalidade do individuo e das instituições, que passam a valorizar a diversidade que compõe nosso pais.
Referencial Curricular
Nacional para Educação
Infantil, Volume 1. O professor
...