Diagnóstico Ambiental Das Dunas De Peró
Trabalho Universitário: Diagnóstico Ambiental Das Dunas De Peró. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Claudiosales1964 • 27/8/2014 • 692 Palavras (3 Páginas) • 382 Visualizações
DIAGNÓSTICO - DUNAS DO PERÓ.
DRM-RJ
O campo de dunas do Peró situa-se no município de Cabo Frio – R.J.. Trata-se de um conjunto de formas eólicas com morfologias variadas com extensão de 7 Km2 . É limitada a leste pela praia do Peró, a oeste por uma extensa área composta por brejos e pela estrada do Guriri e ao sul pela Ponta do Cruz. A evolução geológica dos sistemas costeiros está relacionada com as variações do clima, regime de ventos, pluviometria e quantidade de sedimento disponível na faixa de praia. Sendo assim, a área de estudo consiste de um sistema dinâmico, onde existe uma inter-relação de diferentes condicionantes ambientais, dos quais os mais importantes são os processos sedimentares, climáticos e litorâneos. Do ponto de vista morfológico, o campo de dunas da paria do Peró é constituído por feições móveis obliquas com características escalonares. Neste sistema observa-se uma forte tendência de movimentação de dunas sobre áreas rurais e urbanas (foto 1) . (Inventário, Dunas do Peró. DRM) acessível em http://www.drm.rj.gov.br.
Foto 1 – Dunas do Peró - DRM-RJ
As dunas, pela Constituição Brasileira, são consideradas Área de Preservação Permanente, as APP’s. É um ecossistema especial, com plantas e animais típicos de regiões de pouca chuva. Alem de serem bons reservatórios de água doce, porque a água da chuva penetra e se acumula facilmente através dos poros existentes entre os grãos de área. Os campos de dunas são, dentre os ecossistemas costeiros, aqueles que apresentam as maiores transformações nas suas características originais, em consequência da atividade antrópica e sua ocupação constitui um dos grandes problemas a serem solucionados pelos administradores.
Degradação da flora e da fauna, degradação da paisagem com destruição das dunas, retirada de areia das dunas, aumento da demanda de resíduos em geral e impermeabilização do solo são alguns dos possíveis impactos que poderão ocorrer nas dunas do Peró devido a implantação do complexo turístico.
Um dos pontos de maior importância a ser levado em consideração na implantação do projeto, será o da geração e tratamento dos resíduos sólidos e líquidos. Devido a alta permeabilidade do solo arenoso, o possível acumulo de resíduos será uma grande fonte de contaminação do lençol freático, lagoas e cursos d’água comprometendo assim a utilização para consumo humano direto ou para fins recreativos. Quanto a paisagem natural, a mesma ficará descaracterizada pela presença de garrafas plásticas, sacos plásticos, vidros e outros materiais de decomposição difícil, o que já se percebe no local com menor freqüência se intensificará com o aumento de turistas no local.
Se faz necessário um efetivo sistema de coleta de resíduos sólidos dando ênfase à coleta seletiva com o objetivo de reciclar e diminuir a quantidade de lixo a ser disposto em aterros sanitários, aumentando
...