Direitos Humanos E Cidadania
Dissertações: Direitos Humanos E Cidadania. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sgthugo • 11/8/2014 • 1.325 Palavras (6 Páginas) • 518 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de avaliação a distância (AD)
Disciplina: Direitos Humanos e Cidadania
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
A partir da compreensão sobre Ética, Direitos Humanos e Cidadania obtida através do estudo das unidades de nossa disciplina, siga os procedimentos abaixo, para a elaboração da Avaliação a Distância.
Parte1
a) Pesquise em livros, revistas, jornais ou Internet, formas de violação dos direitos humanos.
b) Publique sua pesquisa na ferramenta exposição, não se esquecendo de inserir a fonte de pesquisa (referências).
Parte 2
c) Formule neste arquivo do Word, um texto (mínimo 30 linhas), cujo tema seja: “A importância do comportamento ético no processo de consolidação dos direitos humanos”, onde entre outros aspectos você deverá destacar:
- o conceito de ética;
- a diferença entre moral e ética;
- a relação entre educação e ética;
- as aplicações práticas da ética na esfera pessoal e social: valores, exercício da vontade, liberdade, punição, consciência;
- as aplicações práticas da ética na esfera profissional: ética empresarial, responsabilidade social, códigos de ética;
- os desafios e dificuldades no exercício do comportamento ético;
- a relação entre ética e direitos humanos;
- o direito natural e o direito positivo;
- as dificuldades de implementação dos direitos humanos na sociedade atual;
- a violação dos direitos humanos.
Parte 3
d) Para complementar seu trabalho, leia, analise e resuma as pesquisas disponibilizadas por você e por seus colegas na ferramenta exposição, trazendo para seu texto contribuições acerca das diversas formas de violação dos direitos humanos vivenciadas na atualidade.
DICA: Para aprimorar ainda mais sua argumentação, pesquise o tema em outras fontes (livros, revistas, Internet) além do livro didático, não se esquecendo de inserir as referências.
Após seu texto estar concluído, envie-o neste arquivo do Word, para o ambiente virtual.
Acompanhe a correção e feedback do professor na ferramenta Desempenho.
A IMPORTÂNCIA DO COMPORTAMENTO ÉTICO NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
A ética é costume, modo de ser ou caráter. Área de estudo da filosofia que se propõe a pensar as ações humanas, seus princípios e normas,buscando distinguir entre o bem e o mal.Tudo o que fazemos cotidianamente, acaba sendo marcado por regras implícitas, normas, referências, valores e princípios que são parte tácita do mundo e comunidade na qual estamos imersos. Logo, a ética julga as relações humanas, conforme seu contexto histórico.
Quando a incoerência entre fala e prática permeia as ações humanas, de maneira que sua fala transpira princípios éticos, todavia sua prática não o revela, percebemos a inconsistência humana em, de fato, compreender e cultivar valores fundamentados na ética. Um exemplo disso é se um estudante hoje tem direito a uma carteirinha onde ele paga somente meia entrada, é claro: é um direito dele; não de um cidadão que já estudou, e tem a carteirinha que a amiga arranjou para que ele pudesse pagar meia entrada; o problema é que esta atitude produz falsidade ideológica, evasão fiscal, e crime contra a economia popular. Portanto, A frequência de ações assim são justificadas pelo senso prático, entretanto nem sempre o que é prático é o certo.
A educação prima pela formação de seus sujeitos éticos, livres que pelo
conhecimento têm dialeticamente avançado na ação de educar. É papel da educação ressaltar as normas em torno da conduta das ações futuras dos indivíduos. Pois, a ética discute a relação entre os valores morais e a conduta do homem, relacionando as condutas com a educação e a formação de futuras gerações. Os desejos são encarados como direitos pelos jovens, uma vez que os pais reforçam esta tendência fazendo todas as vontades de seus filhos, sem ensiná-los a importância ou a dificuldade de conseguir tal coisa. Logo, não valorizam. E na escola, a exigência para se ter os desejos cumpridos permanece, gerando conflitos sérios, ao ponto de o aluno colocar o dedo na cara do professor dizendo: "Sou eu quem pago o teu salário", como se a educação fosse uma relação estritamente comercial. A ação educativa, na escola e na família, mediada pela ética, amadurece a articulação do individual e coletivo.
Neste sentido que se é tão difícil garantir a aplicabilidade dos Direitos Humanos. A corrupção das práticas humanas, anti-éticas, acabam por desvalorizar e até mesmo desvirtuar nossos direitos individuais, de igualdade, liberdade e dignidade. Portanto, a formação de personalidades e comportamentos éticos
...