TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Domínios Morfoclimáticos Do Brasil

Monografias: Domínios Morfoclimáticos Do Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

Domínos Morfoclimáticos do Brasil - Pantanal

Os domínios Morfoclimáticos e Fitogeográficos do Brasil foram estabelecidos pelo geógrafo Aziz Ab’ Saber. Ele agrupou os espaços de acordo com características do relevo juntamente com influências climáticas. Para tal mapeamento,ele considerou a vegetação natural,como se o homem não tivesse interferido. Os domínios são seis, juntamente com as áreas de transição,que são: Amazônico, Cerrados, Mares de Morros, Caatingas, Araucárias e Pradarias.

Faixas de Tansições

Encontrados entre os vários domínios morfoclimáticos brasileiros, as faixas de transições são: as Zonas dos Cocais, a Zona Costeira, o Agreste, o Meio-Norte, as Pradarias, o Pantanal e as Dunas. Espalhadas por todo o território nacional, constituem importantes áreas ambientais e econômicas.

Definição Faixas de Transições Morfoclimáticas: é uma região geográfica que apresenta uma mistura dos elementos naturais, isto é, a região apresenta-se heterogênea e nela se encontra a diversidade nas formas de relevo, do clima, da vegetação, nos tipos de rios ou dos solos. Aziz Ab' Saber determinou que os domínios não teríam um limite propriamente dito, pois nas bordas dos domínios os locais possuem características de ambientes em transição o que faz com que não se seja possível enquadrar como domínio, mas sim, "Faixas de Transições".

Pantanal

O pantanal é uma das principais zonas de transição encontrada no Brasil. Ele é um complexo ambiental de suma importância, pois compreende uma grande diversidade de fauna e flora. Situado em regiões serranas e em terras altas, o pantanal é considerado um grande reservatório de água, devido encontrar-se numa depressão entre várias montanhas. Sua rede fluvial é composta por rios, como: Cuiabá, Taquari, Paraguai,sendo considerados rios perenes. É uma região que é marcada pela sazonalidade, ou seja, nas épocas de cheias, a região fica parcialmente alagada, em função da densa rede hidrográfica existente. Portanto existem áreas mais florestadas, em regiões mais altas que nunca são afetadas pelas cheias. Temos áreas que estão sempre alagadas, com espécies adaptadas a estas condições e temos ainda áreas que são cobertas por algumas gramíneas que ficam encobertas por águas nas épocas de cheias.

Como o pantanal passa por duas estações climáticas durante o ano, a seca e as cheias dos rios, essa região detém características e denominações únicas, como:

‘’Cordilheira’’ - que significa áreas mais altas onde não sofrem alagamentos;

‘’Salinas’’ - são regiões deprimidas que se tornam lagoas rasas e salgadas com as cheias dos rios;

‘’Caixas’’ - canais que ligam lagoas,existindo somente durante as inundações;

‘’Vazante’’ - cursos d´aguas existente durante as épocas das chuvas.

"Barreiros" – são os depósitos de sal após a seca das salinas

O pantanal sofre consequências ambientais como a exploração mineral, que poluem intensamente os rios,considerados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com