ERGONOMIA RELACIONADA A PROFISSIONAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por: freeth • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.168 Palavras (17 Páginas) • 762 Visualizações
ERGONOMIA RELACIONADA A PROFISSIONAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Ergonomics Related to Information Technlogy Professionals
Eriksson Franco Vilela Souza[1]
Marielle Fernanda Vilela Guimarães[2]
Resumo
O profissional da tecnologia da informação (TI) constitui umas das categorias de profissionais que se encontram em risco relativo à saúde física e mental. Há a necessidade das empresas estarem se adequando conforme as normas para evitar doenças em seus colaboradores e ao mesmo tempo despesas como afastamento dos mesmos. As doenças ocupacionais mais comuns nesses profissionais são LER/DORT, problemas de postura, problemas visuais, estresse. A ergonomia busca adaptar as condições de trabalho as características dos trabalhadores, proporcionando conforto, segurança e desempenho eficiente. O objetivo deste estudo é demonstrar como os profissionais desta área estão sujeitos às doenças ocupacionais e algumas medidas para evitar/diminuir a probabilidade de LER/DORT.
Palavras Chave: tecnologia da informação (TI), ergonomia e doenças ocupacionais.
Abstract
Information Technology (IT) professionals are one of the categories that are under risk regarding mind and physical health. There is a demand for companies to adapt themselves accordingly to the regulation in order to avoid health problems among their employees and possible expenses with absence during treatment. The most common occupational diseases among this category are repetitive strain injury (RSI), posture problems, sight problems and stress. Ergonomics seeks to adapt the work environment to the employees’ conditions, providing comfort, security and efficient performance. The objective of this paper is to show how professionals of this category are susceptible to this kind of occupational diseases and some measures to avoid or decrease the probability of one’s having RSI.
Keywords: information technology (IT), ergonomics and occupational diseases.
INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje onde grande parte da humanidade está conectada a grande rede (Internet) através de um computador ou algum outro tipo de dispositivo de acesso, o número de programas ou pequenos programas chamados de aplicativos "Apps" vem crescendo de uma forma muito rápida, a todo o momento um aplicativo é atualizado ou mesmo um novo aplicativo é disponibilizado para os usuários.
Com essa demanda crescente pela busca por programas ou aplicativos, o número de empresas destinadas ao desenvolvimento e comercialização de software vem crescendo e influenciando cada vez mais a economia mundial, aumentando a concorrência na área de produção de softwares.
Essa concorrência no mercado de trabalho está ocasionando uma procura muito expressiva de profissionais de tecnologia de informação, e como todo trabalho possui um risco ocupacional, por menor que seja, o profissional de tecnologia de informação também está sujeito a eles.
O objetivo deste estudo é demonstrar a importância da ergonomia relacionada a esses profissionais, bem como as exigências da norma regulamentadora 17[3]. Ainda no estudo procura-se Identificar as doenças ocupacionais, tendo como foco as lesões por esforço repetitivo "LER" ou distúrbio osteomuscular relacionada ao trabalho "DORT", suas causas, diagnósticos, tratamentos e formas de prevenção e a ginástica laboral e seus benefícios.
1. ERGONOMIA
Ergonomia é o estudo dos problemas relativos ao trabalho humano, para a preservação de seu bem–estar físico e mental. Os agentes ergonômicos são necessariamente caracterizados pela relação homem/atividade.
É uma ciência multidisciplinar que envolve aspetos ligados à anatomia, à fisiologia, à biomecânica, à antropometria, à psicologia, à engenharia, ao desenho industrial, à informática e à administração de maneira a proporcionar ao homem mais conforto, segurança e eficiência em qualquer atividade, que pode-se definir como características das funções motoras que se refere a reflexos, à postura, ao equilíbrio, coordenação motora e ao mecanismo de execução de movimentos. (ORSELLI, 2011).
A ergonomia tem contribuído para o aumento da produtividade das empresas e da qualidade do produto final, bem como da qualidade de vida dos trabalhadores, na medida em que a mesma é aplicada com a finalidade de melhorar as condições ambientais, visando a interação com o ser humano.
A ergonomia estrutura-se a partir dos conhecimentos científicos sobre o ser humano, isto é, sobre as suas características psicofisiológicas[4], para a partir deles, conceber equipamentos ou modificá-los e não o contrário, ou seja, aplicar o conhecimento em máquinas para posteriormente procurar a pessoa mais indicada. (TAVARES, 2012)
O objetivo fundamental da ergonomia é contribuir para a satisfação das necessidades humanas no ambiente de trabalho, incluindo a promoção de saúde e de bem-estar. Então, um dos pontos básicos para atingir este objetivo é a realização de uma análise cuidadosa do trabalho, voltada para a identificação dos fatores de incompatibilidade no contexto de trabalho e suas conseqüências para o indivíduo.
Ao analisar de forma crítica e metodológica as situações de trabalho, a ergonomia visa a reorganizá-las de modo que se possa eliminar fontes de prejuízo, ou seja, eliminar aqueles elementos agressores que podem levar à perda parcial ou total de qualquer função vital, em curto, médio ou longo prazo. (ALEXANDRE, 1998)
2. LEGISLAÇÃO NORMA REGULAMENTADORA 17
A norma regulamentadora (NR) 17 é o conjunto de normas que regulamenta a utilização de materiais e mobiliário ergonômico, condições ambientais, jornada de trabalho, pausas, folgas e normas de produção no Brasil. A NR 17 foi estabelecido em 23 de novembro de 1990 pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, com base na saúde e bem estar do ser humano, dentro do ambiente de trabalho.
A NR 17 possui vários tópicos diferenciados, aos quais a empresa tem de se adaptar, para melhor cuidar de seus funcionários. A norma NR 17 aborda diferentes temas, tais como: iluminação, mobiliário, ruídos e condições sanitárias entre outras.
...