Educação Ambiental
Monografias: Educação Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicaribeiro18 • 25/9/2014 • 1.447 Palavras (6 Páginas) • 222 Visualizações
Pergunta 1
1. .
a. ... há uma preocupação com o “empoderamento” por parte do consumidor ao salientar a importância da formação de hábitos e atitudes ecologicamente corretos.
b. ... devemos perceber o quanto essas campanhas produzem bons resultados.
c. ... percebemos uma visão naturalista muito preocupada com a preservação ambiental.
d. ... vemos uma grande preocupação com o meio ambiente e com as atitudes corretas adotadas pelos consumidores.
e. ... campanhas como essa vêm somam-se ao trabalho da escola na preservação do meio ambiente.
Pergunta 2
1. Em 1968 foi criado o Clube de Roma, na Itália, fundado pelo industrial Aurélio Peccei, top manager da Fiat e da Olivetti, e pelo cientista escocês Alexander king. Tomavam parte nele cientistas, políticos e industriais para discutir problemas relacionados ao consumo, às reservas de recursos naturais não renováveis e ao crescimento da população mundial até o século XXI. Os principais problemas detectados por eles, publicados no relatório que chamaram de Limites do Crescimento, foram:
( ) A industrialização acelerada.
( ) O rápido crescimento demográfico.
( ) O esgotamento de recursos não renováveis.
Assinale com um V as afirmativas acima que considera verdadeiras e com um F as que considera falsas. Em seguida selecione a alternativa correta.
a. V, V, V.
b. V, V, F.
c. V, F, F.
d. F, F, F.
e. F, V, V.
Pergunta 3
1. Leia com atenção as três afirmativas a seguir que tratam da história da EA no Brasil.
I – A Constituição de 1988 incluiu a EA como direito de todos e dever do Estado no capítulo sobre meio ambiente.
II – Em 1997 foram elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais, em que o assunto meio ambiente foi incluído como tema transversal.
III – O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, que teve como prioridade definir o marco político pedagógico da EA, foi elaborado durante a RIO-92.
Selecione a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
a. I.
b. II e III.
c. I, II e III.
d. I, III.
e. I e II.
Pergunta 4
1. Por que no ano de 1968, entrando na década de 1970, o Brasil abriu suas portas para as indústrias com potencial poluidor que haviam sido proibidas de operar em seus países de origem?
a. Foi um acordo entre os países para abater a dívida externa brasileira que nessa época era enorme.
b. Nessa época, o regime militar ganhava força com um modelo econômico que privilegiava as relações capitalistas de produção. Além disso, os tecnocratas visavam a um Brasil desenvolvido urbana e industrialmente, de modo que isso acelerasse o processo de modernização do mercado financeiro. Foram essas as razões pelas quais os detentores do poder à época abriram as portas do país para as indústrias de potencial poluidor. Esse foi o começo da história da degradação ambiental por aqui.
c. Porque nessa época acontecia a implementação das reformas educacionais que reformulou a universidade e estabeleceu o sistema nacional de 1º e 2º graus. Assim, com o crescimento da demanda de pessoas capacitadas a trabalhar no setor industrial, o Brasil abriu as portas para receber tais empresas.
d. Porque no documento final da reunião que se convencionou chamar de Clube de Roma, instituiu-se uma cota de indústrias que deveriam operar em cada país e o Brasil ainda não havia atingido sua meta.
e. Porque naquela época era o requisito necessário para um país em desenvolvimento se tornar um país desenvolvido.
Pergunta 5
1. De acordo com sua leitura do livro-texto, por que é importante conhecer e estudar a história da educação ambiental?
a. Porque ela é considerada uma disciplina transversal e, sendo assim, está contida em concursos e vestibulares em todo Brasil.
b. Porque a problemática ambiental, nos dias de hoje, está em alta dentro das empresas, na área de responsabilidade social.
c. Porque, além de auxiliar na conscientização sobre a problemática ambiental e proporcionar um conhecimento global a respeito do assunto, ainda nos faz perceber que é possível a participação popular ativa no que diz respeito às intervenções políticas globais e locais.
d. Porque é importante para assegurar os direitos do meio ambiente na Constituição brasileira.
...