Estrutura Geológica Da Terra
Trabalho Escolar: Estrutura Geológica Da Terra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laisreis • 8/6/2014 • 2.029 Palavras (9 Páginas) • 568 Visualizações
Colégio Ramo da Videira
Alan Barbosa
Laís Lago
Micaele Souza
Trabalho de Geografia
Estrutura Geológica da Terra e do Brasil:
Rochas e Relevos
Salvador
2014
Alan Barbosa
Laís Lago
Micaele Souza
Estrutura geológica da Terra e do Brasil.
Trabalho requisitado pelo professor Edmário,para a disciplina de geografia, abordando o tema Estrutura Geológica da Terra e do Brasil.
Orientador: Edmário
Salvador
2014
1. Estrutura Geológica
1.1 - Conceitos das Geologia
O conceito de geologia provém de dois vocábulos gregos: geo (“terra”) e logos (“estudo”).
É a ciência que estuda as partes externa e interna da Terra.
1.2 - Fundamentos da Geologia
1.2.1– Formação Geológica
Formação é um corpo rochoso e mapeável, formado na superfície terrestre resultante da força da gravidade ou seja resultante de um movimento do interior do globo.
1.2.2– Leis sedimentares
Essas leis foram observadas por Nicolau Steno em experimentações sobre ocorrência de fosseis em 1669. Apesar de seu estudo ser feito em escalas laboratoriais sua conclusão é geologicamente exata. São duas as leis da sedimentação.
Primeira lei – Nas bacias de sedimentação, as formações geológicas se organizam em posição horizontal
Segunda lei – A camada de cima é sempre a mais nova.
Apesar das leis da sedimentação serem verificadas numa bacia, elas governam todos os fenômenos da superfície da Terra.
1.2.3– Lei da sucessão faunal.
Enunciada por William Smith em 1815, tem o mesmo fundamento da lei da sedimentação mas dessa vez aplicada em fosseis:
“Em uma bacia onde ocorram fosseis, os mais novos ou mais jovens,estarão sempre superpostos aos mais velhos e antigos.”
Essa lei por não ser verdadeira, não é geológica O motivo disso é o fato que em rochas onde fosseis estão misturados podem aparecer fosseis velhos superpostos aos mais novos. O raciocínio correto é que ao encontrar um fóssil que seja mais velho ou mais jovem, em alguma camada, essa camada seja rotulada como mais velha ou mais nova. O erro é atribuir tempo e cronologia às camadas portadoras de fosseis.
1.2.4– Nível de base
A ideia foi desenvolvida por J. W. Powell em 1875, a partir de estudos de rios e vales,tornando – a complicada, devido à escala em que foi feita.
Nível de base é aquele acima do qual a erosão destrói e abaixo do qual a sedimentação reconstrói
1.2.5– Ambientes de sedimentação.
Na Geologia, existem dois ambientes de sedimentação: marinho e continental.
O continental foi o mais importando em épocas passadas devido a sua extensão que deu lugar importantes concentrações sedimentares. Os oceanos se tornaram o principal ambiente, após a fragmentação dos continentes
A caracterização do ambiente é feita a partir do embasamento da bacia. Os continentes tem o embasamento mais estável,como granito e rochas clássicas, já o embasamento das bacias marinhas são os basaltos oceânicos.
1.2.6– Uniformismo
Ideia originária de James Hutton em 1788, em sua obra Theory Of The Earth , foi recolocada em 1795 com a definição: O presente é a chave do passado.
Ele afirma que tudo o que acontece na crosta terrestre atualmente, aconteceu da mesma forma no passado, ou seja estudando esses acontecimentos geológicos atuais pode se compreender os passado geológico relacionado a esses mesmos acontecimentos.
1.2.7– Litologia
É o estudo completo das rochas, ou seja, nome,origem,composição mineral, idade geológica, estrutura, distribuição geográfica e valor econômico
1.2.8– Correlação
É a ligação direta feita entre litologias iguais. São feitas dentro dos continentes, entre os continentes e dependem de mapeamento estratigráficos.
1.2.9– Metamorfismo
É uma transformação sofrida por uma rocha preexistente, devido à movimentação tectônica. Essa estruturação é secundária, pois não existe rocha originária do metamorfismo.
1.2.10– Escalas
As escalas são a maneira que o engenho humano descobriu e adotou para poder trazer, através de instrumentação adequada, tanto o muito pequeno como o muito grande para a faixa da observação humana, sem instrumentos, podemos distinguir três faixas de escalas:
Faixa de escalas ampliadas.
Faixa das escalas reduzidas.
A faixa de escalas intermediárias ou como poderá ser chamada de Escala Humana.
1.3. Áreas da Geologia.
1.3.1– Geofísica
Reconhece as propriedades
...